Economia de baixo carbono é tema de nova websérie da CNI

A partir desta quinta-feira (10/11), a série “Transformação Verde: a indústria faz parte da solução” apresentará iniciativas sustentáveis adotadas por empresas no Brasil

A indústria desponta como protagonista no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, que contribuem de forma decisiva para que o país reduza as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e atinja as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Algumas dessas ações serão contadas na nova websérie da Confederação Nacional da Indústria (CNI): “Transformação verde: a indústria faz parte da solução”, que será lançada nesta quinta-feira (10), no Youtube da CNI, mostrando o caminho do desenvolvimento sustentável.

Em 12 vídeos, a série apresenta os quatro pilares defendidos pela indústria brasileira como fundamentais para atingir uma economia de baixo carbono. Cada pilar terá três vídeos, divididos em “O que é”, “Soluções” e “Desafios”, apresentando o eixo, o que as empresas já estão fazendo, seus resultados concretos e os desafios que cada setor ainda precisa vencer para avançar cada vez mais na descarbonização da indústria.

Os vídeos que contam as iniciativas da indústria em sustentabilidade e o impacto em toda a cadeia também serão divulgados na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que começou no domingo (6/11), no Egito.

Os quatro pilares de sustentabilidade da indústria e o potencial do Brasil

O vídeo sobre o pilar mercado de carbono defende a promoção e a regulação do mercado de carbono por meio de um mercado regulado no modelo cap and trade, que estimula o ambiente de negócios, a inovação e competitividade das empresas, sem aumentar a carga tributária. Neste episódio, a Natura, empresa do ramo de cosméticos e perfumaria, mostra como transformou desafios socioambientais em oportunidades de negócio. Além dela, a Suzano, empresa de papel e celulose, exemplifica como é usado o manejo florestal e o plantio de árvores para reduzir as emissões de GEE.

O pilar transição energética fala sobre expansão e diversificação das fontes renováveis – como eólica, solar e bioenergia – para geração de energia, por meio de novas tecnologias, como o hidrogênio verde. O episódio apresenta a AES, empresa especializada na produção e distribuição de energia elétrica, que trabalha apenas com a geração de energia limpa, como hidrelétrica, eólica e solar. O vídeo traz ainda a ArcelorMittal, empresa produtora de aço, que transforma o calor gerado na própria produção em energia para a operação da indústria.

Já o episódio sobre o pilar economia circular conta como é possível adotar um modelo econômico que busca reaproveitar ao máximo os recursos, evitando o desperdício, preservando o meio ambiente e gerando menos resíduos. Um dos cases que ilustra esse pilar é a Tetra Pak, que atua no ramo de embalagens de alimentos e bebidas. A empresa recicla mais de 90% de tudo o que é produzido pela empresa, além de ter atingido a meta de Aterro Zero. O outro exemplo é a FPT, empresa que produz motores a biometano para aplicações em caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, e que, por meio da economia circular, remanufatura motores usados para transformá-los em novos, evitando assim que sejam jogados no aterro sanitário.

Por fim, no pilar de conservação florestal, será possível ver como Natura e a Suzano desenvolvem ações voltadas para evitar o desmatamento. O trabalho da Natura, por exemplo, junto a uma comunidade gerou uma redução de 20% no desmatamento ao redor das áreas onde a empresa é parceira. Enquanto o trabalho da Suzano é focado em  comprar áreas com o objetivo de conservação e reflorestamento.

Venha conhecer quais são os quatro pilares que a indústria aposta para que o Brasil possa atingir as metas do Acordo de Paris, o que a indústria está fazendo, quais resultados já atingiu e quais desafios os setores ainda precisam enfrentar para avançar em cada um deles.

Conheça o Indústria Verde

O Indústria Verde é um projeto que nasceu para mostrar que a indústria brasileira já é protagonista em soluções sustentáveis. São contribuições relevantes à agenda ambiental, com enorme potencial para liderar o processo em diversos setores.

A preocupação com o meio ambiente é de todos. Indústria, empresas e cidadãos. Na sua empresa, a transformação verde já começou? Venha fazer parte desta história.

Relacionadas

Leia mais

Brasil está engajado no esforço global pela descarbonização da economia
Deu COP: destaques de 10 Conferências do Clima ao longo dos anos
A indústria na COP27

Comentários