Como manter a saúde mental durante a pandemia de covid-19

Guia traz dicas para profissionais em trabalho presencial e home office. Entre as recomendações estão evitar notícias que causam ansiedade, estresse e manter conexão com amigos e familiares

Evitar notícias que causem ansiedade e estresse, buscar notícias e informações positivas sobre estratégias de superação dos desafios e manter a conexão com amigos e familiares são fundamentais para as pessoas conservarem a saúde mental durante a pandemia da Covid-19. Essas são algumas das principais recomendações contidas no Guia SESI Saúde Mental em tempos de COVID-19, produzido pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

Conforme o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda, a pandemia trouxe mudanças significativas no dia a dia das pessoas e é natural que as pessoas se sintam mais vulneráveis nesse período. “A redução do contato entre as pessoas, em especial na cultura brasileira, aliada a medos, como o de adoecer e perder entes queridos e mudanças na rotina de trabalho e familiar trazem grandes desafios de adaptação e pode levar algumas pessoas a desenvolver transtornos mentais”, destaca. “A boa notícia é que há técnicas e ferramentas que podem ajuda-las a transformar essa experiência em crescimento pessoal.”

O próprio guia traz o processo de como as pessoas podem tirar lições e crescer durante a crise. De acordo com a publicação, em um primeiro momento, as pessoas tendem a se concentrar na zona de medo em que são reativas e respondem de forma automática a notícias e recomendações baseadas no desespero. Um exemplo são as pessoas estocarem comidas, produtos de limpeza e medicamentos. 

Em um segundo momento, chamado de zona de aprendizado, as pessoas encontram maneiras de lidar com os medos, se desapegam de antigos pensamentos e padrões e passam a consumir notícias, relacionamentos, produtos e alimentos mais positivos e úteis para se adequar as novas rotinas de vida. Na última fase, conhecida como zona de crescimento, as pessoas encontram um propósito e buscam formas de ajudar os outros.

Outras recomendações

Consumo excessivo de alimentos, de bebidas alcoólicas, produtos de limpeza e de notícias sobre a covid-19 pode trazer sofrimentos adicionais aos já existentes no momento. A orientação do SESI é que as pessoas sigam apenas as orientações já veiculadas na mídia. Além disso, recomenda-se compartilhar com amigos e colegas de trabalho estratégias para criar rotinas saudáveis em casa.

Em relação aos contatos com familiares, o SESI recomenda que os trabalhadores se higienizem antes, mas mantenham atitudes que reforcem a união da família, com proximidade física e muita conversa.

Além disso, é preciso se manter conectado com a amigos e familiares, mesmo que por tecnologias digitais. O suporte social faz a diferença na superação de desafios. Uma das formas de suporte entre amigos e familiares é o compartilhamento de contatos de fornecedores, como feiras, mercados, farmácias e outros.

"A pandemia trouxe mudanças significativas no dia a dia das pessoas e é natural que as pessoas se sintam mais vulneráveis" - Emmanuel Lacerda, gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI

Outra prática que pode ajudar na saúde mental é oferecer apoio a quem precisa, além de honrar e reconhecer a importância da contribuição de cada um na contenção da pandemia, principalmente dos profissionais que suportam a sociedade com serviços e produtos essenciais para o enfrentamento da covid-19.

Há ainda recomendações específicas para trabalhadores em home office e em trabalho presencial. Confira no quadro as principais orientações oferecidas na cartilha do SESI.

Home Office

- Ter um ambiente tranquilo para poder se concentrar melhor e contar com a ajuda das pessoas que moram com você na busca soluções para construir esse espaço para o trabalho.

- Organizar o tempo para se concentrar no trabalho, desligar-se das tentações e distrações da casa. Pedir a colaboração de familiares em horários específicos em que precisa fazer reuniões virtuais e negociar com colegas de trabalho horários predeterminados para as reuniões virtuais.

- Conversar com gestor para: buscar soluções sobre a falta de equipamentos de trabalho necessários para manter a produtividade e negociar metas flexíveis nesse período.

- Construir comunicação de boa qualidade com os gestores e a equipe. Sejam parceiros uns dos outros e escutem-se atentamente.

- Fazer pausas para se alongar, ativar a circulação sanguínea, e espairecer a mente. 

Trabalho Presencial

- Estar calmo no processo de adaptação às medidas de higiene, desinfecção, uso de equipamentos de proteção de de distanciamento social. Isso pode levar um tempo e não significa que você não irá se adaptar.

- Continuar conversando com os colegas de trabalho, pois o apoio mútuo pode ajudar a minimizar o sofrimento quando ele é compartilhado e comum a todos.

- Conversar com gestor caso apresente sintomas de gripe, pois é importante que ele saiba que cuidando de você estará cuidando de outros também.

- Buscar apoio em programas de suporte psicossocial, caso esteja com dificuldade para se adaptar ao distanciamento físico, e conversar com o gestor sobre essa questão também.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança Guia de Saúde Mental para o período de pandemia
SESI lança guia que orienta empresas em planos de combate ao coronavírus
Diálogo pode ajudar a prevenir transtornos mentais

Comentários