Ação Global atende mais de 295 mil pessoas em todo o país

Promovido pelo SESI em parceria com a TV Globo, mutirão de cidadania teve sua 23ª edição

A 23ª Ação Global , mutirão de cidadania realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e a TV Globo nos 26 estados e no Distrito Federal, atendeu 295.386 pessoas no último sábado (21). O evento, que teve como tema Qualidade de Vida, realizou 952 mil atendimentos em serviços de saúde, ações de cidadania, orientações jurídica e sobre o dia a dia das pessoas, além de incentivo à prática esportiva, devido à proximidade das Olimpíadas.

De acordo com a coordenadora nacional da Ação Global no SESI, Viviane Lourenço, o objetivo da iniciativa é contribuir para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida da população. Ouça clicando aqui.

A Região Norte foi a que teve o maior número de participantes da Ação Global. Ao todo, foram 104.819 pessoas beneficiadas. No Amazonas, a iniciativa, realizada no município de Presidente Figueiredo, atendeu 23.826 pessoas. Três dias antes do evento, a Moto Honda da Amazônia transferiu o Centro de Educação de Trânsito Honda para Presidente Figueiredo e, na véspera, ofereceu curso gratuito com técnicas fundamentais de pilotagem, orientações sobre trânsito, equipamentos de proteção e técnicas de pilotagem de motocicletas. No dia da Ação Global, foi ofertada capacitação de técnicas de frenagem. Outros destaques no estado foram as ofertas de cursos sobre alimentação nutritiva, saudável e de baixo custo no estande do programa Cozinha Brasil, do SESI, orientações sobre abertura e fechamento de empresas, no espaço do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , e palestras sobre criação de ovinos e recuperação de pastagens degradadas a produtores rurais, promovidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) .

BUSCA DE OPORTUNIDADES – Em muitas localidades, pessoas desempregadas aproveitaram para fazer a carteira de trabalho, participar de cursos de qualificação e se increver para vagas de emprego. É o caso da estudante Layane Moraes da Silva, 17 anos, que foi à Ação Global na comunidade de Itapoã, no Distrito Federal, onde foram atendidas 8,2 mil pessoas. A jovem contou que conseguiu um emprego como menor aprendiz no Grupo Pão de Açúcar, mas não pode assumir a função porque não tinha carteira de trabalho. “Levantei antes do sol raiar porque eu preciso deste documento. O agendamento no Na Hora (central de atendimento ao público do governo distrital) demora mais de um mês. Essa é a minha única oportunidade de conseguir toda a papelada para esta segunda-feira, o meu último dia de prazo”, relatou.

Em São Luís, no Maranhão, onde foram beneficiadas 28.500 pessoas, foram registrados 24.448 atendimentos na área de Educação. Minicursos na área de informática também foram ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) . A auxiliar de crédito e cobrança, Layane Maia, foi para a Ação Global com o intuito de realizar consulta médica e acabou se interessando pelos cursos gratuitos ofertados no evento. “Eu saí cedo de casa para tentar realizar consulta médica e ao passar nessa área vi a oportunidade de cursos gratuitos para enriquecer meus conhecimentos e também meu currículo. Não pensei duas vezes e vim logo garantir minha vaga”, declarou.

NA TV - Assista à reportagem sobre a Ação Global veiculada no Jornal Nacional do último sábado.

Relacionadas

Leia mais

Como o SESI promove melhorias para a saúde, segurança na indústria e qualidade de vida para o trabalhador?
Ação global ocorre dia 27 de maio com serviços gratuitos e foco em prevenção de saúde

Comentários