Geek com muito orgulho!

O Festival SESI de Robótica está recheado de geeks, do HQ à engenharia. Agora, é a vez de eles entrarem para o mundo dos quadrinhos, quer dizer, das notícias

Do LEGO ao R2-D2, ninguém explica o amor geek. Cada equipe cria o seu "precioso", como diria Smeagol - só que aqui são robôs -, com muita dedicação e esforço a cada temporada de robótica. Mas o que passa por essas mentes brilhantes? Como vivem? Como veem o mundo? A Agência de Notícias da Indústria percorreu o 5º Festival SESI de Robótica atrás de estudantes que são geeks com muito orgulho. Vamos lá, para o alto e avante! 

Bazinga! 

Todo mundo tem um número da sorte, mas, se perguntarem para Sheldon Cooper, a resposta será 73, porque é o 21º número primo. Tá, talvez você não saiba do que eu estou falando, mas os fãs da série The Big Bang Theory sabem, assim como a equipe Bazinga. E não, não é a expressão de piada, é o nome da equipe mesmo. Eles são estudantes do SESI Divinópolis Coronel Jovelino Rabelo (MG) e competem pela categoria FIRST Tech Challenge (FTC). 

Heytor Cunha, de 17 anos, é designer e engenheiro da equipe, vou te contar rapidinho por que ele é considerado um geek de carteirinha. Gosta de ler mitologia grega, um dos seus livros favoritos é o Mjolnir, que conta a história do martelo de Thor, mas na verdade o Homem de Ferro é o seu personagem preferido - ok, ainda estamos no Universo da Marvel. E aí? Carimbou a carteirinha? 

Heytor Cunha, de 17 anos, é designer e engenheiro da equipe Bazinga

O robô da equipe foi desenhado e projetado por ele, com a ajuda de mais um membro da equipe. A programação foi feita em blocos e não em linhas. Além disso, todo o robô foi impresso em 3D. 

O capixaba, com alma de mineiro, tem o sonho de ser astrofísico ou engenheiro espacial. Esse é o seu primeiro e último ano na FTC. O que será que o futuro aguarda para esse geek?

A menina dos mangás 

Uma ilha de titãs que não consegue ver o mundo além das muralhas: esse é o resumo do mangá favorito da estudante Ana Beatriz Agapito, de 15 anos. A jovem brilha os olhos ao narrar a história da escrava que recebeu o poder de titã e se vingou da civilização que a maltratava. Pausa para a tradução... Mangás são histórias em quadrinhos japonesas. 

Considerada a nerd da turma, que sempre tira boas notas, Ana Beatriz faz parte da equipe Robolife

Na escola, é claro que a disciplina de história é a que mais encanta a baiana.

“As histórias que eu gosto de ler são baseadas no mundo real, isso influencia a gostar de história”, explica. 

Considerada a nerd da turma, que sempre tira boas notas, Ana Beatriz faz parte da equipe Robolife, na categoria da FIRST LEGO League (FLL). Ah, e tá pensando que só de livros vive essa garota? Ela é viciada em RPG. Bora para o tradutor de novo. RPG é um jogo em que os participantes assumem o papel de personagens imaginários em um mundo fictício. 

O geek descolado 

Davi Fernandes, de 16 anos, é o menino do mundo dos jogos: jogos de tiro, RPG, sobrevivência, zumbi e tudo mais. Cadeira gamer, fones e controles são os seus objetos favoritos.

Davi Fernandes, de 16 anos, é líder da equipe Jungle, do SESI Acre

Mas, esse menino é uma caixinha de surpresas, o seu livro favorito poderia ser Harry Potter, poderia? Senhor dos Anéis? Poderia? Mas não é! Senhoras e senhores, Davi ama “Como se tornar um milionário antes dos 30”. Sim, ele é um jovem empreendedor. A influência vem da mãe, que é formada em ciências contábeis. 

Davi é líder da equipe Jungle, na categoria F1 In Schools, do SESI Acre. “Eu tenho conhecimento nerd, mas eu sou bem solto. A experiência que estou tendo aqui em liderar vai me ajudar a empreender no futuro”, destaca. 

Sakura carioca 

Um click e o mundo geek se abre na vida da Isabelly Costa, de 16 anos. A jovem compete na FIRST Robotics Competition (FRC) e faz parte da equipe Alpha Technology, da Firjan SENAI Jacarepaguá (RJ), desempenhando a função de gestora. 

"Sempre busco novidades na internet, em diversos assuntos relacionados à comunidade geek por ser algo diferente, aí acaba despertando a minha curiosidade”, destaca. 

Do mundo geek, ela se amarra nos animes e mangás, principalmente aqueles que envolvem química e história

Do mundo geek ela se amarra nos animes e mangás, principalmente aqueles que envolvem química e história. 

A menina de cabelo rosa também curte ver séries de ficção científica, caça-fantasmas ou um terror de leve, estilo Stranger Things. E para o futuro? A carioca pretende cursar engenharia de software e levar para a vida os seus conhecimentos da robótica.

Confira outras fotos do Festival SESI de Robótica!

16/03/23 - 2º dia - 5° Festival SESI de Robótica

Relacionadas

Leia mais

Brasília recebe mais de 2 mil estudantes de todo o país para o Festival SESI de Robótica
Construindo sonhos! Como a robótica educacional transforma a vida dos jovens
Vaga no nacional! Confira as equipes classificadas para o Festival SESI de Robótica

Comentários