Começam os torneios regionais de robótica da FLLC! Confira o calendário

SESI realiza 21 competições em 15 estados e no Distrito Federal, entre novembro e fevereiro, com mais de 5,3 mil estudantes. Equipes vencedoras disputam o festival nacional em março em Brasília

aluno segura cartaz de "boa sorte a todas as equipes" feliz ao redor de outros alunos
Na modalidade iniciante da robótica, estudantes de 9 a 15 anos constroem robôs e apresentam projetos inovadores

A comunidade da robótica vai estar de olho no torneio regional de Santa Catarina deste fim de semana, que abre o calendário da FIRST LEGO League Challenge (FLLC) no Brasil. O Serviço Social da Indústria (SESI) é o operador das competições da modalidade no país; e escolas e clubes da rede vão sediar as disputas entre mais de 5,3 mil estudantes do próprio SESI e de escolas públicas e particulares. 

Serão 21 torneios regionais no decorrer de novembro a fevereiro em 16 Unidades da Federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.  

Confira o calendário e não deixe de prestigiar o torneio na sua cidade! 

Público pode conhecer robôs e projetos inovadores nos torneios regionais 

Os eventos são abertos à comunidade, que pode assistir às disputas e conhecer mais sobre os desafios de construção, programação e controle dos robôs, feitos com peças de LEGO. Além disso, as equipes – formadas por dois a 10 estudantes de 9 a 15 anos – também precisam desenvolver uma solução para um problema real dentro da temática da temporada. 

A FLL, neste ano, vem com o tema MASTERPIECESM, para instigar os jovens a pensarem em produtos e serviços dentro do universo das artes. Da solução para um problema atual à mesa onde os robôs precisam executar as missões, tudo vai respirar arte! 

O desafio da FLL, que muda a cada ano, foi divulgado pela FIRST® no início de agosto e o SESI fez o lançamento da temporada da robótica no Brasil em 18 de setembro. Entenda as missões do robô na temporada Masterpiece. 🤖 

Desde então, os estudantes têm se dedicado aos projetos de inovação e aos robôs para se consagrarem vencedores em seus regionais e conseguirem uma vaga no torneio nacional de robótica que acontecerá em março, em Brasília (DF).

grupo de pessoas em uma torcida apontam o braço pra cima
Torneios são abertos ao público, que pode vibrar com a torcida e conhecer mais sobre os robôs e projetos de inovação

Equipes brasileiras entre as melhores do mundo 

À frente dos torneios da FLLC pelo SESI Nacional, Marcos Sousa lembra que a temporada passada, de 2022/2023, foi um marco na robótica no Brasil.  


“Começamos a nova temporada inspirados pelos resultados alcançados pelos brasileiros no último ano. Tivemos um torneio nacional com 2 mil estudantes e recorde de público; fomos para o mundial em Houston também com um recorde de participação de brasileiros, onde conquistamos os prêmios de Técnico e Excelência em Engenharia; e nos abertos internacionais da temporada fomos Champion’s Award, prêmio de maior prestígio em todos eles”, lista.


Desde que o SESI começou a operar a competição no Brasil, em 2012, já passaram pelos torneios de robótica mais de 35 mil estudantes de escolas da rede e de instituições de ensino públicas e privadas. Nesse período, os brasileiros conquistaram 108 prêmios internacionais lá fora, incluindo os torneios abertos e os mundiais. 

Marcos destaca que a robótica é o melhor exemplo que temos hoje de como o ensino prático de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática - o chamado STEAM - tem um impacto positivo e duradouro na formação dos jovens.  

“A prática, junto às competições, dá a base e prepara o estudante para os desafios que ele vai encontrar no futuro, tanto do ponto de vista técnico, ao ensinar programação, mecânica e design, quanto do ponto de vista comportamental, ao desenvolver habilidades de colaboração, criatividade, comunicação e empreendedorismo”, explica.

Relacionadas

Leia mais

Hora de pegar a estrada! 1ª edição do SESI Lab Itinerante será no Torneio de Robótica, em Joinville
É hora de arte: SESI lança temporada 2023-2024 da robótica
Das arenas de robótica para o MIT: conheça a história da ex-competidora da Under Control

Comentários