Aos 20 anos, ex-alunos do SESI criam startup de robótica e faturam R$ 250 mil por ano

Com formação técnica em matemática e experiência em competições internacionais, Gabriel e João Vitor fundaram a G Tech, que já atende 15 escolas, em Goiás, e apostam na robótica para transformar a educação

João Vitor (de camisa preta à esquerda) e Gabriel (com o microfone na mão) trabalham com robótica desde a conclusão do Ensino Médio

Imagina ter 20 anos, uma formação de técnico em matemática e o diploma do ensino médio nas costas, estar na universidade e já ter uma empresa de robótica educacional que fatura R$ 250 mil por ano. Esse é um jeito bem rápido de apresentar a trajetória dos goianos Gabriel Craveiro e João Vitor Soudré. Ex-alunos do Serviço Social da Indústria (SESI), eles fundaram a G Tech, uma empresa que ajuda escolas de todo o país a adotar a robótica educacional como ferramenta estratégica na formação dos estudantes.

Os dois se conheceram no ensino fundamental e estudam juntos até hoje no curso superior de Engenharia de Software. Nesse caminho, a amizade e afinidade de interesses os levaram para a equipe de robótica Geartech, da escola SESI Canaã, onde competiram e conquistaram prêmios nacionais e internacionais. Ali perceberam que a robótica poderia ser mais do que uma disciplina da escola. Depois de formados, começaram a empreender.

“Vimos que as escolas da nossa região queriam ter robótica educacional no currículo, mas tinham dificuldades com a criação do laboratório, dos materiais didáticos. Então contávamos a nossa trajetória, mostrávamos nossos diplomas de técnico em Matemática, do curso de inglês e os certificados de participação nos torneios e as instituições confiaram na gente e no nosso trabalho”, conta João Vitor.

João e Gabriel se conhecem desde o ensino fundamental

Com tanta maturidade, as propostas cresceram e, no segundo semestre de 2024, eles decidiram criar uma empresa. Com o CNPJ na mão, as coisas deslancharam de vez.

“Damos aulas em sete escolas. Também somos parceiros da ZOOM e conseguimos trazer materiais didáticos e kits de robótica LEGO® Education com mais facilidade. Assim, atendemos 15 escolas em Goiânia", complementa João. A ZOOM Education for Life é uma empresa nacional que tem exclusividade de representação da LEGO® Education no Brasil.

Para atender toda a demanda, a equipe da G Tech conta com três professores fixos e quatro profissionais de stand by para capacitações ou substituições nas escolas. Dá para adivinhar quem são essas pessoas? Colegas das antigas equipes de robótica e até ex-alunos que já concluíram o ensino médio e buscam as primeiras oportunidades no mercado de trabalho. Assim, João e Gabriel dão continuidade ao lema que levam desde competidores que é “ser inspiração”.

O que a G Tech ensina na prática?

Além de mecânica, elétrica, programação e computação, a G Tech apoia os estudantes entre 3 e 17 anos a explorar questões de raciocínio lógico, resolução de problemas e integração interdisciplinar com outras matérias do currículo.

“Tem uma atividade sobre o sistema solar em que usamos o laboratório maker para mostrar as movimentações do sol, explicar os eclipses, a rotação e a translação. Quando os resultados das provas saem, os alunos acertam tudo sobre o conteúdo que abordamos nas práticas”, conta Gabriel.

Os dois participaram do mundial de robótica em Houston como competidores

De Goiânia para todo o Brasil (e para fora)

Sempre que possível, os jovens são voluntários nos torneios regionais de robótica do SESI para matar a saudade e fazer networking em outros estados. A estratégia fez com que Gabriel e João Vitor conseguissem levar as capacitações de robótica para educadores no Maranhão, no Mato Grosso e no Rio Grande do Norte.

Este ano, eles foram ainda mais ousados: acompanharam in loco o FIRST Championship, a competição mundial de robótica realizada todos os anos em Houston.

Os dois já conheciam o torneio, pois participaram em 2022 como competidores. Em 2025, voltaram como empresa para conhecer as tecnologias e técnicas das novas equipes. “Percebemos que ainda temos muitas oportunidades com a robótica educacional. Queremos acompanhar como está a robótica no mundo para continuar trazendo um pouquinho de cada lugar para o Brasil”, destaca Gabriel. Agora, a meta é voltar ao mundial todos os anos seja como empresa, professores ou técnicos de novas equipes.


Quer saber mais sobre robótica educacional, empreendedorismo jovem e inovação na educação? Acompanhe as novidades do SESI e inspire-se com essas histórias que mostram como tecnologia pode transformar vidas!

Relacionadas

Leia mais

O futuro da educação de jovens e adultos: tudo sobre o Seminário Internacional SESI de EJA
SESI participa de estudo da OCDE sobre aprendizagem e bem-estar na infância
Brasileiros conquistam 7 prêmios em mundial de robótica nos Estados Unidos

Comentários