Exposição de obras do Prêmio Marcantonio Vilaça chega ao Rio de Janeiro

Depois de passar por Belo Horizonte, é a hora do Rio de Janeiro receber a mostra itinerante do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

Depois de passar por Belo Horizonte, é a hora do Rio de Janeiro receber a mostra itinerante do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A exposição reúne trabalhos de cinco artistas premiados: Berna Reale (PA), Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA). São vídeos, objetos, instalações e fotografias que podem ser vistos até 12 de junho no Museu Histórico Nacional, com entrada gratuita.

O visitante também vai conhecer o projeto de exposição vencedor do Prêmio, desenvolvido pelo curador carioca Raphael Fonseca. A proposta, intitulada “Quando o tempo aperta”, tem trabalhos dos artistas Adriano Costa, Ana Maria Tavares, André Komatsu e Marcelo Cidade, Gabriela Mureb, Hélio Oiticica, Lais Myrrha, Leandra Espírito Santo, Lucio Costa, Pierre Verger, Raquel Stolf, Rochelle Costi e Sara Não Tem Nome.

Raphael explica que a ideia é provocar uma reflexão nas pessoas sobre o limite entre trabalho, cansaço e o cotidiano. “Tem trabalhos que convidam ao repouso e outros dizem respeito à diferença entre ruído e barulho”. Em entrevista a Agência CNI de Notícias, ele fala da inspiração para o projeto “Quando o tempo aperta”. Ouça clicando aqui.

Quem passar pelo museu, ainda verá obras da artista Amelia Toledo, homenageada pelo projeto Arte Indústria. Em sua trajetória profissional, Amelia trabalhou, pesquisou e valorizou não apenas materiais extraídos da natureza, mas também aqueles que, a partir de procedimentos manufaturados, permitem a ampliação da tecnologia e da criatividade humana.

O curador do Prêmio, Marcus Lontra, lembra que a mostra faz parte de um longo processo de seleção, que começou exatamente no Museu Histórico Nacional, no lançamento da quinta edição, em 2014. Para Marcus, é muito importante entender e perceber a diversidade das propostas dos artistas vencedores. “A arte contemporânea não está só a espera de contemplação. Ela espera um diálogo. E aqui nós temos várias leituras e possibilidades”, explica.

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação dos artistas foi realizada no dia 24 de abril do ano passado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo. O curador Divino Sobral, de Goiânia, também teve o projeto de exposição premiado. O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) .

SAIBA MAIS – Veja outras fotos da exposição no Flickr da CNI e no Facebook do Prêmio Marcantonio Vilaça.

QUER VISITAR? VEJA OS DIAS E HORÁRIOS:
Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Visitação: 20 de abril a de 12 de junho de 2016
Horários:
Terça a sexta: 10:00 às 17:30
Sábados, domingos e feriados: 14:00 às 18:00
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n, Centro – Rio de Janeiro
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Conheça os finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça começa viagem pelo Brasil
Especial da Agência CNI de Notícias discute produtividade no Brasil

Comentários