Ministra do Meio Ambiente recebe propostas da indústria para aprimorar licenciamento ambiental

Em cerimônia ocorrida no segundo dia do Coemas, Izabella Teixeira destacou o papel do setor industrial como colaborador na busca por soluções sustentáveis

Ministra Izabella Teixeira e Olavo Machado, presidente da Fiemg

Representantes de federações das indústrias, associações setoriais e empresas entregaram, na manhã desta sexta-feira (14), à ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, as 21 propostas de melhoria nos processos de licenciamento ambiental, elaboradas ao longo de um ano. A cerimônia aconteceu no segundo dia do Encontro Nacional dos Conselhos Temáticos de Meio Ambiente (Coemas), evento coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Ouro Preto (MG).

Para a ministra, a iniciativa de apresentar propostas conjuntas é pioneira já que, sob o guarda-chuva da indústria, encontram-se realidades diversas. “Esse documento representa um debate amplo das questões ambientais e reúne o que poderiam ser soluções de problemas comuns que a indústria como um todo enfrenta. É uma contribuição importante que reforça o diálogo do governo com o setor industrial”, disse a ministra ao Portal da Indústria pouco antes do início da cerimônia.

Izabella Teixeira ressaltou o papel do setor industrial como colaborador na busca por soluções que minimizem impactos ambientais. “Há mais de 30 anos, quando foram implementadas leis ambientais no Brasil, a indústria pode ter sido um setor resistente. Hoje, não. Ao contrário disso, a indústria brasileira assume o protagonismo inovador na busca por soluções ambientais. Por isso, eu fiz questão de vir a Ouro Preto para reconhecer esse trabalho”, afirmou.

Ainda de acordo com a ministra do Meio Ambiente, o documento representa um esforço enorme do setor industrial em sair do lugar comum. “O que nós estamos recebendo é resultado de uma iniciativa que enxerga a atividade industrial no país como um todo. Queremos discutir mais, avançar mais e faremos isso, também, a partir das contribuições da indústria”, disse Izabella Teixeira.

PROPOSTAS - Entre as propostas entregues estão a criação de incentivos aos empreendimentos que adotem medidas voluntárias de gestão ambiental; a implementação de um balcão único que concentre os procedimentos administrativos necessários para a emissão de licenças; a informatização do processo de licenciamento ambiental, por meio de um portal na internet e de um banco de dados integrado, com informações dos processos, que tornaria os procedimentos mais rápidos.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Junior, disse que as propostas reúnem o pensamento e a preocupação da indústria brasileira com o licenciamento ambiental. “Este documento simboliza a presença da sustentabilidade no dia a dia da indústria. É importante destacarmos que a sustentabilidade é um fator de sucesso”, avaliou. Olavo reforçou o que hoje são os principais entraves para o setor industrial, em relação aos processos de licenciamento. “É necessário mais celeridade nos procedimentos e mais clareza nas normas. O empresário brasileiro precisa de mais 'sim' e 'não' do que de 'talvez', concluiu.

GOLAÇO - Em clima de Copa das Confederações, que começa neste sábado (15) em Brasília (DF), a ministra brincou: “Acho que vocês estão começando a Copa das Confederações aqui em Minas. Hoje, a indústria brasileira fez um golaço."

NOTÍCIAS RELACIONADAS
13.06.2013 -
Indústria brasileira debate propostas para aprimorar licenciamento ambiental
13.06.1013 - Indústria formula 21 propostas para melhorar licenciamento ambiental

Relacionadas

Leia mais

Práticas sustentáveis precisam ser viáveis economicamente, diz presidente do Conselho de Meio Ambiente da CNI
Conselho de Meio Ambiente debate políticas ambientais para as regiões Norte e Centro-Oeste
Licenciamento ambiental e energia foram debatidos em reunião do Conselho de Meio Ambiente da CNI

Comentários