#62 – Por que financiar as exportações soa como música para o ouvido da indústria?

Neste episódio do Economia em 60 segundos, explicamos por que um programa para financiar as exportações só trás benefícios para o Brasil

Essa semana, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse que o BNDES terá um programa para financiar as exportações brasileiras. A fala de Alckmin vai ao encontro com o que a indústria propôs ao novo governo para os cem primeiros dias.

Neste episódio do Economia em 60 Segundos, você vai entender por que a indústria bate tanto nessa tecla e como isso vai nos beneficiar.

O prejuízo por não financiar as exportações

Entre 2009 e 2019, o sistema de financiamento e garantia às exportações foi praticamente desmontado: os desembolsos do BNDES-EXIM reduziram-se em 91%, de R$ 15,6 bilhões para R$ 1,8 bilhão. 

Enquanto isso, os Governos e suas Agências de Crédito à Exportação (ACEs) em todo o mundo aumentaram expressivamente e aperfeiçoaram os instrumentos de apoio às suas empresas. Enfraquecemos um mecanismo que outros governos só fortaleceram. Perdemos espaço e competitividade.

Fortalecer a indústria para desenvolver o país 

A CNI destaca que para viabilizar a inserção internacional competitiva dos produtos e serviços brasileiros, essencial para a retomada do desenvolvimento do país, é necessário assegurar ao exportador do Brasil condições equivalentes de competição nos mercados externos e, ao mesmo tempo, proporcionar maior previsibilidade e segurança jurídica às operações.

Os efeitos da implantação das propostas contribuirão para a reindustrialização do país, para a modernização do parque industrial, bem como para posicionar o Brasil em posição de destaque para a atração de investimentos relacionados à fabricação e prestação de serviços voltados à transição verde.

Confira a proposta do setor industrial para alcançar os resultados:

  • Simplificar a governança do sistema de crédito oficial à exportação;
  • Estruturar lastro financeiro (fundo ou capital social do operador do seguro de crédito à exportação) para o seguro de crédito à exportação;
  • Reformar o funding da participação governamental no financiamento e equalização à exportação, ampliando fontes de custeio e assegurando previsibilidade, transparência e menor dependência orçamentária;
  • Estruturar ações de atração de bancos comerciais para a sua participação no financiamento das exportações;
  • Instituir garantia contra risco político aos investimentos de empresas brasileiras no exterior, com cobertura que atenda empresas e instituições financeiras, nacionais ou estrangeiras que financiam a subsidiária brasileira no exterior.

Esse é o Economia em 60 segundos

O Economia em 60 segundos é o podcast produzido pela Agência de Notícias da Indústria que analisa a economia, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos que vão afetar a sua vida.

Relacionadas

Leia mais

#61 – A proposta da indústria para inovar no Brasil
#60 – O que a indústria quer para os 100 primeiros dias de governo?
#59 – Previsão da Economia Brasileira para 2023

Comentários