Inova Talentos é destaque em reportagem especial da TV Globo

As indústrias apresentam um desafio de inovação e o IEL recruta, seleciona, capacita e acompanha os profissionais capazes de resolver o desafio

O Inova Talentos aproxima profissionais qualificados e empresas que desejam inovar

Foi nos teares que a médica Tereza Martins encontrou a melhor receita para ajudar a comunidade e construir um negócio de sucesso. A Trapos & Fiapos fabrica tapetes com métodos artesanais. Vêm das mãos de 20 famílias os belos tapetes de algodão e taboa, inspirados na cultura piauiense, que são revendidos em lojas de decoração de todo o Brasil.

O negócio já ia bem quando a empresária resolveu buscar o apoio do programa Inova Talentos, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Inova Talentos aproxima profissionais qualificados e empresas que desejam inovar. As indústrias apresentam um desafio de inovação e o IEL recruta, seleciona, capacita e acompanha os profissionais capazes de resolver o desafio.

Os selecionados recebem, por 12 meses, treinamento supervisionado para ampliar seus conhecimentos relacionados à dinâmica e realidade empresarial. No caso da Trapos e Fiapos, o desafio era usar o design e a publicidade para conseguir melhor posicionamento de mercado e produção de nova coleção.

"Trabalhamos a inovação em um conceito mais amplo. uma empresa pode inovar em produtos, processos, no próprio modelo de negócios - ou seja, na forma de se posicionar. É importante para a sua competitividade", afirma a gerente de Inovação da CNI, Suely Pereira.

Duas profissionais, uma designer e uma publicitária montaram um planejamento de marketing para consolidar a identidade da marca e a posição de mercado da empresa tanto no Piauí como no Brasil. Elas passaram a ter duas coleções por ano. "Tivemos uma melhora de vendas de 10 a 15% e agente começa agora a trabalhar o mercado internacional, como um resultado do trabalho do IEL", conta Nara Martins, filha de Tereza e gerente do negócio.

O INOVA – Quer saber tudo sobre o Inova Talentos? Acesse o site do programa. Para assistir à reportagem do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, clique aqui .

Relacionadas

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação vai investir 23,5 milhões em 73 projetos aprovados em 2016
Edital SENAI SESI de Inovação é tema de programa da TV Globo

Comentários