Ministério do Trabalho sanciona norma de segurança e saúde nos frigoríficos

Para CNI, regulamentação dará segurança jurídica e é positiva por ser construída por governo, setor empresarial e trabalhadores

"O ato de hoje, realizado de forma tripartite, serve de modelo e certamente será exemplo para outros setores do Ministério" - Manoel Dias

A Norma Regulamentadora 36, de segurança e saúde de trabalhadores nos frigoríficos, é positiva por ser resultado de discussão tripartite, em que governo, empresários e trabalhadores foram atendidos. Essa foi a mensagem do coordenador da área de Segurança e Saúde no Trabalho da CNI, Clovis Veloso, nesta quinta-feira (18), durante cerimônia de sanção da NR 36 pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Clovis destacou o compromisso do setor industrial em melhorar as condições de trabalho nos frigoríficos, lembrando que a CNI e o Serviço Social da Indústria (SESI) realizam cursos em todo o Brasil para preparar profissionais do setor às novas regras. “A estimativa é que o setor invista R$ 7 bilhões em um ano para fazer as adequações em obediência à NR 36”, disse. A previsão é de que a norma seja publicada até a próxima semana no Diário Oficial da União.
 

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, elogiou a iniciativa do setor empresarial em capacitar e investir na construção de ambientes mais seguros para os trabalhadores. Destacou também a importância do processo tripartite de construção da norma e ressaltou que pretende valorizar o diálogo na elaboração de outras regulamentações de segurança e saúde no trabalho.

“O ato de hoje, realizado de forma tripartite, serve de modelo e certamente será exemplo para outros setores do Ministério”, declarou.

NOTÍCIA RELACIONADA:
08.04.2013 - CNI e SESI realizam treinamentos de segurança e saúde para frigoríficos

Relacionadas

Leia mais

NR 36 trouxe melhorias para as condições de trabalho em frigoríficos
SESI oferecerá programa para melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores de frigoríficos
Ministério do Trabalho cria fiscalização especial para a NR 12, mas norma ainda precisa ser aperfeiçoada, diz CNI

Comentários