Congresso Nacional avança no debate de projetos que melhoram a competitividade

Na avaliação do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI, deputados e senadores têm conseguido discutir e aprovar projetos estratégicos para melhorar o ambiente de negócios do país

Deputado Sanderson (PSL-RS) e o presidente do CAL, Paulo Afonso Ferreira

Em meio às discussões da reforma da Previdência, o Congresso Nacional tem conseguido avançar no debate e na aprovação de projetos da agenda de competitividade do país. Durante a reunião mensal do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (21), os integrantes do grupo avaliaram que temas estratégicos têm obtido tramitação favorável, tanto nas comissões temáticas, quanto no Plenário da Câmara dos Deputados e do Senado.    

Presidente do CAL, Paulo Afonso Ferreira analisou que os parlamentares estão deliberando sobre temas que tratam da redução da burocracia e do aperfeiçoamento das leis. Um exemplo foi a aprovação, nesta segunda-feira (20), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, da Lei Geral das Agências Reguladoras (PLS 52/2013). A proposta, que faz parte da Pauta Mínima da Agenda Legislativa da Indústria, fortalece as autarquias e dá mais autonomia técnica às autarquias.    

“O diálogo e a interlocução com o Legislativo têm sido muito construtivos. Há muita disposição em melhorar as regras para melhorar o ambiente para quem empreende no Brasil”, avaliou Ferreira. Outros projetos que têm caminhado para consensos que fortalecerão o ambiente de negócios são, por exemplo, a adesão ao Protocolo de Madri, a nova lei do licenciamento ambiental, além de expectativas positivas quanto ao debate acerca da Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881).

PRESERVAR AVANÇOS – Os conselheiros chamaram atenção para a importância de manutenção de avanços recentes da agenda de competitividade. Entre elas, a modernização das leis do trabalho (Lei n. 13.467/17), a qual tem sido alvo de emendas que buscam desconstruir seus avanços. “Não se sustenta o discurso de que tudo que defendemos é para precarizar. Pelo contrário, nosso esforço é para ampliar os avanços e evitar os retrocessos”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel.    

Convidado especial para a reunião mensal do CAL, o deputado Sanderson (PSL-RS) falou da importância de tornar a legislação brasileira mais amistosa com o setor produtivo. Ele citou exemplos de mercadorias que, por restrições normativas, não podem ser produzidos no Brasil, mas que não enfrentam obstáculo algum para serem importados, o que considerou incoerente. “Vamos dar a sustentação de que a economia precisa”, disse.  

Relacionadas

Leia mais

Investimento em inovação amplia atuação de farmacêuticas nacionais
Confiança do empresário cai pelo quarto mês consecutivo
Reforma tributária vai tornar indústria mais competitiva, diz CNI

Comentários