CNI promove missão virtual para aproximar a indústria da OCDE

De 5 a 9 de julho, encontros tratarão de temas como política econômica, tributação e investimentos. Brasil já aderiu a 100 instrumentos da OCDE, de um total de 246

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove de 5 a 9 de julho a Semana da Indústria e OCDE: Missão Virtual. A programação inclui uma série de encontros virtuais com representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Business at OECD, o braço empresarial da organização.

A gerente de Diplomacia Empresarial e Competitividade do Comércio da CNI, Constanza Negri Biasutti, afirma que o objetivo da missão é discutir temas estratégicos para o setor privado brasileiro e contribuir para que os empresários entendam as oportunidades que um alinhamento com as boas práticas da organização traz.

Serão discutidos temas estratégicos como política econômica, tributação, comércio internacional, investimentos, meio ambiente, inovação e agenda de integridade.

O Brasil pediu formalmente para fazer parte da OCDE em 2017 e, desde então, vem ampliando a convergência de suas normas com os padrões da organização. Para se ter ideia, de um total de 246 instrumentos, o Brasil já aderiu a 100, o que corresponde a de 41% de convergência. Outros candidatos apresentam índices de aderência menores, como Argentina (21%), Romênia (21%), Peru (18%), Bulgária (13%) e Croácia (11%).

Constanza ressalta que o próprio processo de alinhamento às normas da organização já contribui para a melhoria do ambiente de negócios e para a retomada da economia brasileira.

“No encontro, os participantes poderão entender de forma mais concreta e didática a necessidade de se preparar a indústria nacional para a convergência com os padrões da OCDE e as reformas necessárias no país”, diz a gerente.

CNI trabalha ativamente em ações para aproximar o Brasil da OCDE

Para contribuir para o processo de adesão, a CNI permanece trabalhando ativamente para apoiar o governo brasileiro em ações que aproximem o Brasil da OCDE. Em 2018, por exemplo, a Confederação iniciou ações de mobilização e sensibilização das empresas e associações brasileiras para a importância da agenda de OCDE.

Em abril deste ano, a CNI também lançou uma série de cartilhas sobre a importância das normas da OCDE para o Brasil em diversas frentes. Elas tratam sobre temas como inovação digital; infraestrutura adequada e a produtividade; transparência na relação entre governos e cidadãos; sustentabilidade; compras públicas; e agenda anticorrupção e de integridade.

Relacionadas

Leia mais

CNI lança painel sobre adesão do Brasil aos instrumentos da OCDE
O Brasil e a OCDE
Entrada do Brasil na OCDE contribuirá para recuperação econômica inclusiva e sustentável

Comentários