Circuito de capacitação ajuda empresários a conhecer mais sobre barreiras comerciais

Ação da CNI em parceria com as federações das indústrias acontecerá nas cinco regiões brasileiras e servirá para sensibilizar empresários sobre entraves ao produto brasileiro no exterior

O produto brasileiro enfrenta diversas barreiras em mercados estrangeiros. Na verdade, são tantas e de diferentes naturezas que, só em 2017, o país deixou de exportar quase US$ 35 bilhões em função dos entraves. O setor privado tem um papel importante na identificação das barreiras, cuja superação depende de negociação entre os governos do Brasil e do país que impõe as restrições. Para ajudar os empresários a conhecer melhor o assunto, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) das federações estaduais das indústrias, organiza um circuito de capacitação sobre barreiras em nove capitais do Brasil. 

A atividade tem duas partes. Na primeira, a CNI apresenta conceitos básicos sobre o tema, identificando os tipos de barreiras - tarifárias e não tarifárias -, bem como exemplos de entraves que afetam as exportações de mercadorias, serviços e investimentos brasileiros em outros mercados. Os participantes também terão acesso ao Manual de Barreiras, elaborado pela CNI. Em seguida, é a vez do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) explicar o Sistema Eletrônico de Monitamento de Barreiras (SEM Barreiras) do Governo Federal e como as empresas podem solicitar, por meio do sistema, o apoio do Estado na investigação de possíveis barreiras. 

O circuito de capacitações foi selecionado como uma Small Business Champions, iniciativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Câmara Internacional de Comércio (ICC, sigla em inglês) que reconhece projetos voltados para a competitividade de pequenos negócios. 

Iniciativa beneficiará sobretudo negócios de pequeno porte, segundo Constanza Negri, da CNI

"Micros e pequenas empresas são muito prejudicadas pelas barreiras, pois têm menos recursos para identificar e lidar com esses entraves. A sensibilização do empresário e atuação do setor privado junto ao governo é fundamental para que o Brasil tenha melhores condições de negociar a remoção das barreiras ao produto nacional", afirma Constanza Negri, gerente de Política Comercial da CNI.

Até a segunda quinzena de outubro, o circuito passará pelas cinco regiões brasileiras. O primeiro evento ocorreu em Curitiba (PR), no fim de maio. No próximo dia 31 de julho, é a vez de São Paulo (SP) organizar a capacitação. Em agosto, o curso passa pelo Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Em setembro, será a vez de Goiânia (GO), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). A última edição acontece em outubro, em Manaus (AM).

Confira as datas das próximas capacitações:

31 de julho: São Paulo (FIESP)

1º de agosto: Rio de Janeiro (FIRJAN)

23 de agosto: Florianópolis (FIESC)

24 de agosto: Porto Alegre (FIERGS)

4 de setembro: Goiânia (FIEG)

11 de setembro: Salvador (FIEB)

27 de setembro: Belo Horizonte (FIEMG)

2 de outubro: Manaus (FIEAM)

INSCREVA-SE - Para participar, basta procurar o Centro Internacional de Negócios da federação das indústrias do seu estado.

Relacionadas

Leia mais

CNI propõe instrumento para reduzir barreiras ao comércio
CNI defende abertura comercial, redução de barreiras às exportações e investimentos brasileiros no exterior
OMC e ICC reconhecem atuação da Confederação Nacional da Indústria em barreiras comerciais

Comentários