Escolas do SENAI exibem oportunidades abertas pela educação profissional a visitantes de todo o país

Empresários e executivos também visitaram unidades do SENAI e ressaltaram a importância das parcerias para as empresas

Estudantes, empresários e parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tiveram a chance de conhecer mais sobre as profissões da indústria e as oportunidades abertas pela educação profissional, nessa quarta e quinta-feira (28 e 29), ao visitar mais de 360 unidades, em todo o país, abertas ao público durante o evento MUNDO SENAI .

No Distrito Federal, por exemplo, visitantes das unidades de Taguatinga, Sobradinho e Gama participaram de palestras, oficinas e visitas guiadas às instalações dos cursos de educação profissional, entre outras atividades. Estudante do Centro Educacional 3 de Brazlândia, Rafael Lopes da Silva se interessou pelos cursos de mecânica da escola de Taguatinga. “Vou tentar seguir a carreira na área de mecânica. Achei muito interessante a visita, não sabia que o SENAI era tão grande, percebi que aqui você aprende mais na prática do que na teoria”, destacou. O estudante Diógenes Muriel de Oliveira Cardoso também se disse impressionado com a estrutura dos cursos na área automobilística. “Sempre fui interessado por carros e, vendo como são os cursos do SENAI, me apaixonei”, contou.

Estudantes do SENAI de Santa Catarina apresentam projetos desenvolvidos em sala de aula

A surpresa dos jovens com as opções de carreira oferecidas pelas profissões industriais também ocorreu nas escolas de Alagoas, conta o coordenador do MUNDO SENAI no estado, Allan Souza. “Muitos estudantes estão se surpreendendo ao descobrirem ocupações na Indústria que esta geração nem imaginava que existiam”, relatou. Durante o evento, foi realizado simulado das áreas de Tecnologia da Informação, Webdesign e Alimentos dos alunos que vão representar o estado na Olimpíada do Conhecimento , a competição nacional de alunos de educação profissional que ocorrerá este ano de 10 a 13 de novembro, em Brasília.

Os visitantes das escolas do SENAI em Alagoas conferiram ainda a Feira de Inovação, na qual estudantes apresentam projetos científicos inovadores, como uma lixeira inteligente desenvolvida por alunos do 1º ano do curso técnico de Informática para Internet. O produto envia ao telefone do dono alertas quando o lixo deve ser descartado. “A lixeira possui sensores que indicam o nível de lixo armazenado e enviam a informação por telefone. Quando tem até 30%, fica verde; até 50%, acende a luz amarela. E quando chega a hora de esvaziá-la, um alerta é enviado ao celular do gestor”, explicou o aluno Kleber Vasconcelos.

Empresários e executivos também visitaram unidades do SENAI e ressaltaram a importância das parcerias para as empresas. “O treinamento e desenvolvimento são essenciais para a evolução dos processos industriais e o SENAI é a porta de entrada e de saída para esses processos, sendo uma instituição de credibilidade no mercado em formar profissionais que fazem a diferença na indústria”, avaliou o diretor administrativo e financeiro da Yamaha Motor, Genoir Pierosan, ao visitar unidade em Manaus.

Em Santa Catarina, mais de 60 mil pessoas passaram pelas unidades de SENAI nos dois dias. Foram oferecidas aos visitantes atividades como oficinas de robótica, programação para jogos digitais, manutenção de automóveis, prototipagem rápida com impressora 3D, ilustração descomplicada de moda, entre outras.

CAMINHOS - Em todo o país, o evento MUNDO SENAI ofereceu palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras iniciativas, para apresentar aos futuros profissionais caminhos que poderão levá-los a uma carreira de sucesso.  “O MUNDO SENAI tem um papel extremamente importante que é um diálogo que o SENAI faz com a família e com os jovens do Brasil sobre a importância das oportunidades que a educação profissional tem para a juventude”, explicou o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.  “Certamente a educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem ter uma profissão e, com isso se inserir no mercado de trabalho, realizar os seus sonhos e concretizar o projeto de vida”.

Desde 2009, cerca de 2 milhões de pessoas visitaram mais de 400 unidades do SENAI em todo o país para conhecer o universo da educação profissional e da indústria da cada região. O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 68 milhões de trabalhadores.

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação é tema de programa da TV Globo
SENAI leva modelo de educação profissional para o Paraguai
Incentivo dos Institutos SENAI de Inovação ao empreendedorismo é tema do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Comentários