Autonomia do Banco Central aumenta credibilidade da instituição, avalia CNI

Confederação considera que autonomia do BC está em linha com as principais economias do mundo, que trabalham com metas de inflação

Congresso Nacional aprova autonomia do Banco Central

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a autonomia do Banco Central (BC) aumentará a credibilidade da instituição e a eficácia da política monetária. De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a aprovação do projeto de lei complementar 19/2019 contribuirá para o maior controle da inflação e possibilitará que esse controle seja feito por meio de taxas de juros mais baixas.

“A nova legislação colocará o Brasil em linha com a experiência internacional. O BC autônomo também é importante para a adesão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), grupo de países que segue padrões de governança considerados de excelência”, afirma Robson Andrade. “Esse tipo de avanço institucional é também uma prova da robustez da democracia brasileira”, acrescenta.

Dados do The Bank of England (Banco da Inglaterra) mostram que o Brasil é o único que não adota o modelo de autonomia operacional da sua maior autoridade monetária, entre 27 importantes economias do mundo que trabalham com metas de inflação.
 

Relacionadas

Comentários