SENAI seleciona projetos inovadores para o desafio Smart Factory

Empresas interessadas em participar poderão se inscrever pela Plataforma de Inovação para a Indústria para desenvolver de tecnologias das chamadas “fábricas inteligentes” com impacto na produtividade

Para ajudar as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) a traçarem um caminho rumo à produtividade, se ajustando a indústria 4.0, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança, nesta segunda-feira (27), uma nova chamada de inovação para atender esse desafio. A categoria Smart Factory estará disponível na Plataforma de Inovação para a Indústria. Empresas e startups de todos os portes interessadas poderão inscrever projetos para o desenvolvimento de tecnologias 4.0 a serem aplicadas nas MPMEs. A nova categoria conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Ministério da Economia e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A iniciativa visa trazer soluções inovadoras e que gerem resultados de melhoria de processos para as empresas de micro, pequeno e médio porte. Para o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o objetivo é ganhar produtividade, limitando a necessidade de supervisão humana contínua.


“A fábrica inteligente deve ser capaz de adaptar sua produção a uma demanda em constante mudança, para responder às necessidades rápidas e corrigir desvios de processos para evitar paralisações técnicas”, explica.


O conceito de Smart factory refere-se à aplicação das mais recentes técnicas de automação, digitalização, gestão de dados e conectividade que impactem na melhoria do processo de produção e ganhos de produtividade. Para impulsionar o setor, o SENAI, a ABDI, o BNDES e Ministério da Economia selecionarão cerca de 60 projetos para desenvolvimento e inovação (PD&I) de empresas que atuam no setor de soluções para máquinas, equipamentos, sistemas, entre outras áreas. 

A execução desses desafios poderão contar com o apoio dos Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia. O objetivo é realizar a validação dos projetos desenvolvidos em ambiente real, no processo produtivo das MPMEs com foco no ganho de produtividade, eficiência operacional, rastreabilidade, sustentabilidade, aumento de inovação e competitividade.

Para o superintendente de Inovação do SENAI, Jefferson Gomes, o novo desafio propõe as empresas a se desenvolverem e se tornarem mais inovadoras. “A indústria 4.0 representa uma nova etapa na organização e controle de uma cadeia de valor industrial inteligente, e integrada num ecossistema de inovação e colaboração”, destaca. 

Programa de Mentoria Lean Manufacturing 

Desde 2018, o SENAI realiza projetos pilotos de digitalização e conectividade. Com o Programa Brasil Mais, o SENAI iniciou o programa de Mentoria Lean, já aplicado em mais de 1.100 empresas, com ganhos de produtividade acima de 40%. Com a implantação de metodologias de sensoriamento e conectividade do chão de fábrica, essas empresas tiveram mais um aumento médio de 20% de produtividade, além da gestão da produção em tempo real. 

Esta linha busca identificar as principais fragilidades ou oportunidades da cadeia, mapeando e aplicando ferramentas que, respectivamente, neutralizem ou potencializem as mesmas, por meio de um diagnóstico prévio, o SENAI já realizou mais de 2000 avaliações de maturidade em indústria 4.0 em empresas de diferentes portes.

Digitalização aumenta produtividade nas empresas

A Mentoria Digital tem o objetivo de transferir conhecimento à indústria por meio de sensoriamento, aprendizagem à distância, aperfeiçoamento profissional de colaboradores, inserção de sensores na linha de produção, software para visualização de dados coletados e orientação presencial de consultor. Ao todo, são 70h de aprendizagem, consultoria e implementação. Com engajamento, as empresas melhoram a qualidade dos produtos, reduzem o tempo de entrega aos clientes, e estabelecem um processo de inovação contínuo com consequente aumento da produtividade.

A medida visa desenvolver e implementar, em escala nacional, um novo serviço de mentoria do SENAI que utiliza tecnologias e ferramentas digitais de baixo custo para pequenas e médias empresas industriais começarem o processo de transformação digital rumo à indústria 4.0. O termo “mentoria” é utilizado porque a metodologia baseia-se na transferência de conhecimento do SENAI para a indústria atendida, de forma que a mesma consiga sustentar os resultados de produtividade alcançados mesmo após o fim do atendimento.

Como participar?

As empresas interessadas em se inscrever para receberem mentoria do SENAI podem fazer a inscrição, também, pelo site do Brasil Mais e optar pelo eixo melhores práticas produtivas. A ação visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto.

Relacionadas

Leia mais

Habitats de Inovação do SENAI abrem chamadas pra turbinar projetos em 14 estados
SENAI e Eletronorte destinam R$ 12 milhões para geração de hidrogênio verde
SENAI e CTG Brasil anunciam R$ 24 mi de investimento em projetos de armazenamento de energia

Comentários