SENAI e instituto alemão firmam acordo para acelerar inovação nas indústrias brasileiras

Acordo prevê intercâmbio de expertise entre os países e acesso brasileiro às pesquisas alemãs

Laboratório do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) assinou com a Sociedade Fraunhofer um acordo para reduzir o gap tecnológico das indústrias brasileiras. A partir desta semana, os pesquisadores dos 15 Institutos SENAI de Inovação operacionais espalhados pelo Brasil poderão trabalhar em parceria e acessar as inovações produzidas pelos 67 Institutos Fraunhofer da Alemanha de forma rápida, principalmente em tecnologias que não estão disponíveis no Brasil. O acordo é um intercâmbio de expertise e prevê que a indústria brasileira tenha acesso às pesquisas alemãs. A previsão é de que a rede de Institutos SENAI de Inovação tenha 26 unidades operacionais em 2017. Os Institutos são um ente privado, sem fins lucrativos, criados para desenvolver projetos complexos e pesquisas com empresas, nas mais diversas áreas da indústria como petróleo e gás, automotiva, automação, metalmecânica, aeronáutica e defesa, química e petroquímica e microeletrônica.

Uma área, por exemplo, em que a parceria dos Institutos SENAI de Inovação com a Sociedade Fraunhofer pode beneficiar as empresas nacionais é na chamada manufatura aditiva, tecnologia em destaque no mundo por usar impressora 3D para fabricar peças em camadas. As impressoras 3D têm capacidade para imprimir peças de plásticos ou ligas metálicas – de aço comum ou liga de titânio –, e desenvolver produtos em parceria com a cadeia de valor do setor aeronáutico para pensar em novas estruturas que vão reduzir o peso das aeronaves ou, em parceria com o setor automotivo, criar peças mais complexas com preços reduzidos.

Atualmente, as indústrias brasileiras produzem suas peças de forma conservadora. Desenvolvem moldes para produção em escala ou esculpem (usinam no termo industrial). Essas duas formas têm limitações e um maior desperdício. É preciso um grande número de moldes para fabricar uma peça mais complexa, com uma espiral no interior, por exemplo. Quando se usina um bloco de metal ou plástico, removendo excessos, muitas vezes para construir uma única peça é necessário formar um quebra-cabeça com outras quatro. A impressora 3D, ao imprimir em camadas, cria objetos com complexidades infinitas. O SENAI, em parceria com a indústria brasileira e os pesquisadores alemães, estão prontos para desenvolver produtos complexos e inovadores para as indústrias empresas brasileiras e alemãs.

PROJETOS – Os Institutos SENAI de Inovação já têm 120 projetos contratados com empresas, que somam R$ 143,5 milhões. As empresas que tiverem uma ideia para facilitar, reduzir o custo ou ampliar sua produção podem procurar os Institutos SENAI de Inovação para trabalhar em conjunto em diversas áreas como tecnologia a laser, energia renovável, tecnologia de micromanufatura e microeletrônica. Confira abaixo a relação de ISIs em funcionamento:

Instituto SENAI de Inovação em Microeletrônica em Manaus (AM)
Instituto SENAI de Inovação em Automação da Produção em Salvador (BA)
Instituto SENAI de Inovação em Conformação e União de Materiais em Salvador (BA)
Instituto SENAI de Inovação em Logística em Salvador (BA)
Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais em Belo Horizonte (MG)
Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies em Belo Horizonte (MG)
Instituto SENAI de Inovação em Biomassa em Três Lagoas (MS)
Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (PA)
Instituto SENAI de Inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação em Recife (PE)
Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica em Curitiba (PR)
Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros em São Leopoldo (RS)
Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica em São Leopoldo (RS)
Instituto SENAI de Inovação em Laser em Joinville (SC)
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados em Florianópolis (SC)
Instituto SENAI de Inovação em Sistemas De Manufatura em Joinville (SC)

Relacionadas

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação vai investir 23,5 milhões em 73 projetos aprovados em 2016
CNI e IEL criam Núcleo Estadual de Inovação de São Paulo
Empresários visitam Institutos SENAI de Inovação e planejam parcerias em produtos e processos inovadores

Comentários