Respirador do SENAI é aprovado em edital Petrobras e IBP

O respirador mecânico foi criado pelo SENAI do Rio Grande do Norte e está em fase de teste para aprovação pela Anvisa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte foi aprovado no Edital do Instituto de Petróleo e Gás e Bicombustíveis (IBP) em parceria com a Petrobras com o projeto para a produção de respiradores. O equipamento é desenvolvido por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que já está em fase de teste para aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O projeto é de um protótipo de respirador mecânico invasivo – equipamento usado no tratamento de pacientes com Covid-19, que precisam ser entubados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).A iniciativa faz parte do conjunto de medidas adotadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), que colocou toda a estrutura à disposição do enfrentamento do novo coronavírus no Rio Grande do Norte.

Para o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, a seleção é mais uma força na caminhada para aprovação do respirador pela Anvisa.

"É de grande importância para nós do Rio Grande do Norte ter conseguido aprovar esse projeto no edital IBP e Petrobras, estamos em fase final de projeto respirador, e com tantas oportunidades que existem no Brasil, apenas quatro projetos foram aprovados, e nós conseguimos colocar um projeto entre eles. Nesse momento é muito importante e vem a se somar a esse esforço que temos feito na da contribuição do SENAI à sociedade nesse momento difícil. Então vamos em frente, e esperamos obter sucesso nos resultados do desenvolvimento de equipamento” afirma Rodrigo.

O aparelho foi totalmente desenvolvido pela equipe de engenheiros e técnicos do ISI/ER em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pela fase de testagem clínica, e também com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que atua na etapa documentação do projeto para aprovação e licenciamento junto à Anvisa.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Rede coordenada pelo SENAI devolve a hospitais mais de 1 mil  respiradores pulmonares
Microsoft, SESI e SENAI lançam competição para projetos de Inteligência Artificial
SENAI oferece soluções para digitalizar processos em tempos de Covid-19

Comentários