Presidente do Sistema Fiemt conhece o Projeto Aripuanã da Votorantim Metais

Ainda em fase de licenciamento ambiental, de acordo com a empresa, este será o maior projeto de mineração de Mato Grosso e está previsto para entrar em operação em janeiro de 2018

Representantes da Votorantim Metais visitaram a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), nesta terça-feira (17/06), para apresentar ao presidente da instituição, Jandir Milan, o projeto Aripuanã. O diretor de operações de zinco, Gilmar Caixeta, explicou que trata-se de um projeto polimetálico de lavra e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da cidade de Aripuanã. A estimativa de vida útil mínima é de 15 anos, com capacidade de produção anual de 1,8 milhão de toneladas de minérios. O projeto representará o início das atividades da empresa no Estado.

Os estudos de impactos ambientais (EIA) já foram protocolados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA), que deverá convocar consulta pública à população. Ainda em fase de licenciamento ambiental, de acordo com a empresa, este será o maior projeto de mineração de Mato Grosso e está previsto para entrar em operação em janeiro de 2018. A expectativa é que na fase de construção sejam gerados até 2.000 empregos (pico da obra) e na fase de operação 600 vagas.

Com um investimento estimado em R$ 700 milhões, o Projeto Aripuanã consiste na lavra de dois corpos mineralizados, que chegam a profundidades superiores a 500m, o que possibilita a lavra subterrânea, opção escolhida por gerar menos impactos ambientais. Para o município estão sendo estudadas alternativas para eliminação de barragem de rejeitos, por meio da disposição a seco de uma parte e preenchimento dos espaços vazios da mina com o restante. O empreendimento prevê, ainda, recirculação de 100% de água no processo. A empresa também planeja elaborar uma Agenda de Desenvolvimento Local, que contará com o apoio do Instituto Votorantim, agente propulsor das práticas de responsabilidade social do Grupo Votorantim.

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias
Em evento na Fiemt, ministro Helder Barbalho destaca prioridade em integrar modais logísticos

Comentários