A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e SENAI CIMATEC realizaram nesta quarta-feira (17/05), em Salvador (BA), o lançamento da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação Digital em Agricultura Tropical (Umipi DITAg).
A partir da parceria entre as duas instituições, serão compartilhadas infraestruturas computacionais e equipes para o desenvolvimento conjunto de soluções digitais voltadas ao setor agropecuário, em áreas como inteligência artificial, robótica, agricultura de precisão, internet das coisas, fotônica e rastreabilidade, entre outras.
Com apoio da infraestrutura do SENAI CIMATEC, a ideia é que os resultados da pesquisa agropecuária da Embrapa alcance mais rapidamente a escala industrial e o acesso ao mercado.
“Essa parceria entre a Embrapa e o SENAI CIMATEC vai garantir o que nós tanto pregamos, que é uma cumplicidade com o setor agrícola cada vez mais intensa, para que a gente possa agregar mais valor ao agronegócio e possa ter resultados melhores na cadeia produtiva”, comemorou o presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Ricardo Alban.
“Ao unir as nossas competências, nosso objetivo principal é impulsionar a transformação digital na agricultura e fazer chegar ao setor produtivo tecnologias que auxiliem no aumento da produtividade, da eficiência no uso de recursos utilizados na produção e da sustentabilidade”, afirma Stanley Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, que lidera a iniciativa.
Uma via de mão dupla rumo ao desenvolvimento
A parceria corporativa entre a Embrapa e o SENAI CIMATEC integra o acordo de cooperação estabelecido para geração de novos conhecimentos e tecnologias para o setor agropecuário brasileiro.
Com a criação da Umipi DITAg, as instituições darão início a projetos em uma área considerada estratégica no agro, com impacto em diferentes elos do setor, que é a transformação digital.
Além da colaboração em projetos, um dos objetivos da Umipi DITAg é também atrair novos parceiros para ampliar o ecossistema em agricultura digital, que envolve governos, instituições de ensino e pesquisa e setor produtivo, entre outros segmentos.
“Fortalecer esta conexão com os diferentes atores do ecossistema vai possibilitar que as demandas do setor sejam alinhadas e que os resultados realmente se transformem em inovação, ganhando capilaridade e ampliando sua adoção pela sociedade”, ressalta Oliveira.
O que está por vir?
São previstas, por exemplo, ações para promover novos modelos de negócios com parceiros e o fomento ao desenvolvimento de startups e spin-offs voltadas para a industrialização e para comercialização das soluções geradas no âmbito da parceria.
A expectativa é também de que a Umipi se transforme num grande hub internacional, voltado à inovação digital em agricultura tropical. A sigla DITAg (Digital Innovation in Tropical Agriculture) foi considerada pensando nessa inserção internacional.
SENAI CIMATEC, prazer
O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, especializado em desenvolver pesquisas e soluções para a indústria e para Micro, Pequenas e Médias Empresas Industriais.
O Centro Tecnológico possui 44 áreas de competência, entre elas: Robótica e Automação, Energia e Sustentabilidade, Saúde, Alimentos, Software e Supercomputação. Em 2019, foi inaugurado o Senai Cimatec Park, complexo de inovação industrial que reúne os conceitos de parques científico, tecnológico e de negócios, em uma área de 4 milhões de m², no Polo Industrial de Camaçari.