SENAI Cimatec assina acordo para a criação de Centro Aeroespacial em Salvador

Parceria firmada com Ministério da Defesa e Governo da Bahia marca o início dos estudos preliminares para a futura instalação da unidade, que será dedicada ao ensino, pesquisa e inovação

Quatro homens em pé seguram papel de acordo firmado
Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e diretor geral do Senai Cimatec, Leone Andrade

Representantes do Ministério da Defesa, do Governo da Bahia e do SENAI Cimatec formalizaram um acordo de cooperação técnica para estudar a criação do SENAI Cimatec Aeroespacial. A parceria marca o início do processo de estudos preliminares para a futura instalação do novo campus do SENAI Cimatec na Base Aérea de Salvador. A nova unidade será dedicada ao ensino, pesquisa e inovação, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da indústria aeroespacial.

O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, afirmou que este é “Mais um grande passo para diminuir a desigualdade no Brasil e desfazer abismos. Cabe a mim lembrar que vai aumentar a oportunidade de desenvolvimento para o Nordeste. Começou no Ceará, com a ida do ITA e agora com o Cimatec Aeroespacial na Bahia.”

O Governador Jerônimo Rodrigues reforçou que a parceria terá grande impacto para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação no estado da Bahia: “Vamos Fortalecer no estado da Bahia conhecimento, inovação e teremos novas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão.”

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura, realizada na sede do Ministério da Defesa, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Senador Jaques Wagner, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, e o Coronel aviador Guimarães, comandante da Base Aérea de Salvador e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.

O presidente da FIEB destacou que o estudo para a criação do centro aeroespacial é um marco importante para a indústria do estado. “Estamos falando da formação de um novo negócio e de uma cadeia importante para a Bahia. Entendo que estamos abrindo uma nova fronteira de desenvolvimento econômico para a Bahia, que vai gerar mais emprego e renda para o nosso estado.”

Leone Andrade, diretor geral do SENAI Cimatec, afirmou que a assinatura do acordo é o passo inicial de um projeto estratégico e estruturante para o Estado da Bahia e para o país. “A ideia é que a gente crie na Bahia um novo núcleo de desenvolvimento tecnológico e empresarial na área aeroespacial, através do campus aeroespacial do SENAI Cimatec.”

Nos próximos dias, serão designados os representantes que vão coordenar a execução do plano de trabalho. Serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica, cinco representantes do Governo da Bahia e outros cinco do SENAI Cimatec. O relatório final para a criação do novo campus será apresentado em até 60 dias.

Relacionadas

Leia mais

Energia a partir do agave: SENAI Cimatec e Shell fecham parceria para produção de biomassa
SENAI CIMATEC inicia testes da vacina brasileira contra Covid-19 em humanos
Primeiro centro de computação quântica no Brasil é inaugurado no SENAI CIMATEC

Comentários