Participantes da última edição do Grand Prix de Inovação falam sobre a competição

O Geração SESI SENAI conversou com uma aluna e uma representante de uma empresa parceira da última edição do evento, que aconteceu em 2023. As inscrições para a edição deste ano vão até o dia 27 de outubro

Reta final para garantir a participação na corrida da inovação. As inscrições para o Grand Prix SENAI de Inovação (GP) vão até o dia 27 de outubro. A grande novidade é que a edição deste ano vai contemplar países da América Latina. O evento acontece entre os dias 4 e 8 de novembro e terá transmissão online. Para participar, basta se cadastrar no site do Grand Prix e seguir as orientações do edital de participação: https://gp2024.senai.br/.

Para entrar no clima do GP, o Geração SESI SENAI conversou com uma participante e uma representante de uma empresa parceira da última edição do evento, que aconteceu em 2023. Confira:

Geovanna Ferreira, do SENAI Taguatinga (DF), contou um pouco sobre sua experiência com o GP. Ela fez o curso de Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo e sua equipe já venceu o GP Nacional em 2022, na categoria Alimentos e Bebidas. O time foi formado por ela, Gabriely Santos, João Henrique e o professor Junio Oliveira Valério. 

“Participei de várias edições do GP de Inovação entre 2022 e 2023, do regional ao nacional.  Essa experiência me ensinou a importância do trabalho em equipe, inteligência emocional para lidar com a pressão e criatividade nos desafios. Esses aprendizados foram uma amostra do que vivemos no mundo real e tiveram impacto direto na minha evolução de carreira, de jovem aprendiz, estagiária de startup, e agora no meu primeiro cargo no mercado financeiro”, comenta.

Geovanna, João e Gabriely durante premiação do GP Nacional / Crédito: Arquivo Pessoal

Na visão dela, o Grand Prix de Inovação proporcionou conexões valiosas, aprendizados e memórias incríveis. “Além da premiação, que me deu a oportunidade de conhecer São Paulo, a verdadeira recompensa foi a transformação pessoal e profissional que vivi. Aprendi a lidar com desafios, a colaborar em equipe e a explorar meu potencial criativo, ganhando uma visão holística do mundo”, destaca Geovanna.

Como conselho para os participantes da edição deste ano, ela destaca a importância de ser confiante. “Confie em si mesmo e nas suas ideias, porque todo jovem tem um potencial incrível esperando para ser despertado. O SENAI tem as ferramentas e as pessoas certas para te ajudar. Além disso, tenha paixão pelo que faz, esteja disposto a experimentar novas ideias, aceitar feedbacks e melhorar constantemente. Esses elementos foram fundamentais para eu vencer em todas as edições que participei”, diz a ex-competidora.

Geovanna, Gabriely, João e o instrutor Junio Valerio durante apresentação do Inova SENAI / Crédito: Arquivo Pessoal

Já Gabriely Santos garantiu que a experiência da equipe no GP Inovação foi extremamente enriquecedora, contribuindo significativamente para nosso aprendizado e expansão de conhecimento. “Sob a orientação do nosso mentor, professor Junior e com a colaboração intensa de todos, especialmente de João Henrique, enfrentamos as demandas desafiadoras do projeto com criatividade e determinação. Minha visão diante desse processo foi de admiração pelo esforço significativo de cada integrante, que trouxe suas habilidades e perspectivas únicas para o grupo. Percebi como a união e a troca de ideias foram fundamentais para superar obstáculos e alcançar resultados inovadores. Cada desafio que enfrentamos se transformou em uma oportunidade de aprendizado, reforçando a importância do trabalho em equipe para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Como disse o filósofo Aristóteles, ‘o todo é maior do que a soma das partes’ o que nos lembra que o sucesso nunca é fruto do trabalho solitário, mas sempre de uma equipe unida e dedicada”, reflete.

Gabriely Santos, Geovanna Ferreira, João Henrique e o professor Junior durante GP de 2022 / Crédito: Arquivo Pessoal

A gerente-geral da Finder, Camilla Guerra, também falou sobre a participação da empresa como parceira do SENAI no GP de Inovação de 2023. A empresa italiana é líder global na fabricação de relés, temporizadores e componentes para automação industrial e predial e está no Brasil há 26 anos, possuindo uma parceria sólida com o SENAI.

“Foi uma honra participar do GP de Inovação 2023. Levamos aos estudantes um produto carregado de tecnologia e inovação, onde tivemos um número recorde de inscrições e participação na temática de automação. As ideias criativas, inovadoras e inspiradoras que surgiram com o Finder OPTA, recém-lançado no mercado, nos mostraram o grande potencial que a próxima geração de profissionais tem para impulsionar ainda mais a inovação na indústria. Essa oportunidade também fortaleceu a visibilidade da nossa marca entre alunos, instrutores e escolas, ampliando o reconhecimento do nosso compromisso com o futuro da automação”, afirma.

Para ela, o GP de Inovação SENAI é de grande importância pois estimula a criatividade e o pensamento inovador dos estudantes, conectando-os diretamente às demandas e tecnologias da indústria. “O GP promove o desenvolvimento de soluções práticas para desafios reais, capacitando os alunos para o mercado de trabalho. Esta iniciativa fortalece a parceria entre empresas e instituições de ensino, como a Finder e o SENAI, promovendo a troca de conhecimento e a aplicação de novas tecnologias, o que beneficia tanto os estudantes quanto o mercado como um todo”, complementa.

Sobre o GP de Inovação

O Grand Prix SENAI de Inovação (GP) é uma ação educativa que visa incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos. Isso acontece por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da criação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.

Podem participar do GP alunos do SENAI, SESI, escolas públicas e particulares, universidades, institutos federais, redes de ensino nacionais e internacionais. A corrida culmina com a visualização da prática da inovação em tempo real. A iniciativa demonstra que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados.

As equipes, também chamadas de escuderias, podem ser formadas por dois até cinco integrantes. As empresas parceiras vão propor os desafios para as 5 áreas temáticas: Agroindústria, Alimentos, Indústria 4.0, Indústria do Entretenimento e Educação. Para cada temática haverá duas categorias:

  • Inspiração: alunos do ensino médio e de cursos técnicos, de aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento. 

  • Evolução: alunos de graduação tecnológica, bacharelado e graduandos em geral.

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração 

Relacionadas

Leia mais

Por que a ciência de dados e a IA são tão importantes para as empresas atualmente?
O que são os Itinerários Formativos do SENAI?

Comentários