O Dia da Indústria Automobilística, comemorado recentemente (10), chama a atenção para sua importância na economia brasileira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Além da importância econômica, o setor também gera empregos, apresenta soluções e investe na área da inovação. A discussão se estende aos consumidores, os quais levam em consideração uma série de fatores na hora de adquirir um automóvel. Uma pesquisa recente da Bain & Company apontou que “o interesse pelo desenho exterior de um carro subiu de 72% para 84%, enquanto o design interior também teve um aumento significativo, passando de 76% para 84%. Isso demonstra que a estética do carro se tornou um fator cada vez mais importante na decisão de compra”.
Convidamos um especialista em Tecnologia Automotiva da Gerência de Educação Profissional do SENAI/BA, Felipe Leonardo Reis dos Anjos, para falar sobre a importância do design automotivo para esta indústria. Ele explica como o design dos veículos é planejado para economizar combustível, aumentar a segurança e melhorar a experiência do usuário.
“O design automotivo é o campo que combina estética, funcionalidade e engenharia para criar veículos. É uma área onde designers planejam a aparência e a ergonomia e aprimoram a usabilidade e a segurança. Esse trabalho vai além de fazer um carro bonito, ele envolve toda a experiência do usuário e a identidade visual do veículo, cuidando de aspectos como conforto, sustentabilidade, eficiência e inovação tecnológica”, explica.
Segundo o Felipe, o design automotivo funciona como uma espécie de pilar para as montadoras, pois influencia a identidade de marca, desejo de compra do consumidor e garante que o veículo atenda às normas de segurança e sustentabilidade. “Um bom design se torna um diferencial competitivo, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência mais rica para os usuários, além de desempenhar um papel significativo em economia de combustível, segurança e experiência do usuário”, complementa.
O especialista em Tecnologia Automotiva também explica que um design focado na aerodinâmica ajuda a reduzir a resistência do ar, o que impacta diretamente no consumo de combustível. Além disso, o uso de materiais mais leves no chassi e na carroceria diminuem o peso do veículo, o que exige menos energia para movimentá-lo, favorecendo a eficiência energética.
Por outro lado, esse design também influencia a segurança com a escolha de estruturas que absorvem melhor o impacto em acidentes e protegem os ocupantes. Além disso, detalhes internos, como o posicionamento dos airbags, contribuem para a proteção, além de melhorar a experiência do usuário facilitando a interação do motorista com o veículo, tornando-o mais intuitivo e confortável. “Isso inclui a disposição dos controles, conforto dos bancos e até a conectividade com dispositivos”, assegura Felipe.
Ele também reitera que a indústria automobilística é essencial para a economia brasileira. “Ela é responsável por uma enorme cadeia produtiva que vai da fabricação de peças ao transporte e venda de veículos, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Contribui significativamente para o PIB do Brasil, com representatividade em exportações e arrecadação de impostos”, diz Felipe dos Anjos.
Ainda segundo o especialista, o SENAI desempenha um papel fundamental de trazer competitividade e formar uma indústria forte, através da formação e qualificação de profissionais para a indústria automobilística, proporcionando cursos técnicos e programas de especialização. “O SENAI se adapta às tendências tecnológicas formando profissionais alinhados com as tendências globais, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico do país”, afirma.
Tendências para o futuro
O Felipe também listou as principais tendências para o setor no futuro. São elas:
-
Eletromobilidade e Veículos Elétricos: a transição para veículos elétricos está em alta, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e buscando um transporte mais sustentável.
-
Conectividade e IoT (Internet das Coisas): a conectividade está integrando os veículos aos dispositivos digitais dos usuários, transformando os carros em “smart cars” e permitindo uma direção mais inteligente e segura.
-
Autonomia e IA (Inteligência Artificial): a tecnologia de veículos autônomos está avançando, e a IA permite maior segurança e eficiência no trânsito, com veículos capazes de realizar tarefas antes exclusivas dos motoristas.
-
Sustentabilidade: além dos veículos elétricos, a utilização de materiais recicláveis e o design sustentável estão se tornando prioritários, com foco em reduzir a pegada de carbono e os resíduos da indústria.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração