Você sabia que os gestores e docentes escolares podem utilizar dados e informações das avaliações educacionais para a tomada de decisões com o objetivo de otimizar a qualidade de ensino do SENAI? A Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE) faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) do SENAI e tem como objetivo avaliar, em âmbito nacional, os cursos da educação profissional e técnica de nível médio.
A ADE é composta por seis etapas que avaliam as competências previstas para os perfis profissionais dos cursos técnicos, oferecendo informações empíricas sobre o nível de desenvolvimento das capacidades básicas e técnicas, conforme sugere a metodologia SENAI de educação profissional, além de informações contextuais importantes para a qualidade da educação profissional. Participam da avaliação estudantes, docentes, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
Por meio dos instrumentos de avaliação aplicados, são gerados resultados importantes, como o Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), que é definido em uma escala de 0 (quando a defasagem da escola é máxima) a 10 (quando não há defasagem). Ou seja, quanto maior o indicador, melhor a qualidade dos cursos oferecidos, além da média geral em cada prova e a distribuição dos estudantes pelos níveis da escala de desempenho.
Acesse os resultados do SAEP 2024 no site oficial.
Exemplos de ações práticas
O Geração SESI SENAI listou 5 exemplos de como o SAEP pode ajudar na melhoria da qualidade de ensino. Confira:
1. Compreensão dos Indicadores do SAEP
✅ Ação prática: capacitação da equipe pedagógica
Isso pode acontecer através de oficinas e ações de capacitação para docentes e coordenadores sobre como compreender, interpretar e utilizar os resultados e indicadores do SAEP no planejamento escolar, a criação de guias e manuais de apoio, além de reuniões periódicas para discutir os dados, definir e monitorar os planos de ação.
2. Aplicação das Avaliações no Ciclo Escolar
✅ Ação prática: incorporar o SAEP ao calendário acadêmico
Um bom exemplo pode ser a incorporação do SAEP ao calendário acadêmico. A partir do cronograma oficial da ADE, as escolas podem definir as datas específicas em que cada turma irá realizar as provas objetivas e práticas, considerando inclusive ações de sensibilização de engajamento de toda a equipe escolar para o sucesso da aplicação das avaliações.
3. Identificação de Deficiências e Ajuste de Metodologias
✅ Ação prática: plano de monitoramento contínuo
Outro passo pode ser a implementação de um plano de monitoramento contínuo. Isso pode acontecer pela criação ações de reforço, conteúdos complementares nas capacidades sensíveis, utilização de metodologias ativas, o desenvolvimento de um banco de questões e aplicação de avaliações com base nos padrões do SAEP.
4. Melhoria da Qualidade do Ensino
✅ Ação prática: Feedback estruturado para professores e alunos
Isso pode acontecer por meio do compartilhamento de resultados do SAEP com os docentes da unidade, realização de reuniões individuais/coletivas para que os alunos entendam seus pontos fortes e pontos que precisam melhorar a partir das avaliações formativas e a utilização dos resultados do SAEP para orientar a formação continuada dos docentes.
5. Tomada de Decisão Baseada em Dados
✅ Ação prática: Ajuste do currículo e inovação pedagógica
Os ajustes e mudanças podem ocorrer com a utilização dos dados do Sistema para revisar os planos de curso e garantir que estejam alinhados às demandas do setor industrial. Além disso, é possível propor parcerias com empresas para trazer desafios reais e aproximar o ensino do mercado de trabalho. Por último, para melhor visualização das informações, é aconselhável a criação de dashboards de acompanhamento para monitorar a evolução dos indicadores e facilitar a tomada de decisões estratégicas.
Com essas ações práticas, fica evidente que a avaliação vai além do SAEP sendo uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade do ensino, ajudando tanto alunos quanto docentes a atingirem melhores resultados.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para conectar alunos, docentes e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração