SENAI abre vagas em cursos gratuitos e pagos de aprendizagem, técnicos e de graduação

As inscrições estão abertas para cursos em 12 estados

Em alguns cursos, as aulas começam ainda neste mês de maio

Em tempos difíceis na economia, quem sabe mais, pode mais ainda. Nessas horas, o conhecimento faz toda diferença, seja para conquistar o primeiro emprego ou para conseguir uma promoção. É o momento de aproveitar as oportunidades, e há muitas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) , que está com inscrições abertas para cursos em 12 estados. 

Existem vagas gratuitas para cursos de aprendizagem industrial e há também opções de cursos pagos como os de qualificação profissional, técnicos e até graduação. Confira as oportunidades abaixo e faça sua escolha!

Qualificação profissional 
O SENAI do Amazonas está com inscrições abertas para os cursos de NR-10, Leitura de Componentes Eletrônicos, Inspetor da Qualidade, Informática Avançada e Controle Lógico Programável – Avançado. Todos os cursos funcionam na Escola SENAI Antônio Simões, e muitos já se iniciam neste mês. Os cursos são pagos e os interessados aos cursos devem procurar a Escola SENAI Antônio Simões, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial, em Manaus. Mais informações pelos telefones: (92) 3182-9975 / 9976 / 9977 ou pelo e-mail: [email protected] 

Construção civil 
Ainda em Manaus, há opções de cursos na área de construção civil. As matrículas estão abertas para Produção de Desenho para a Construção Cvil, Leitura e Interpretação de Desenho para a Construção Civil e Autocad. É preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência com CEP. Interessados devem procurar a Escola SENAI Demóstenes Travessa, na Avenida Rodrigo Otávio, 510, Distrito Industrial, em Manaus. Outras informações pelos telefones: (92) 3614 – 5900 / 5901 ou pelo e-mail: [email protected]

Aprendizagem industrial 
As inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial técnica oferecidos pelo SENAI da Bahia podem ser feitas até o dia 5 de junho. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição. Serão oferecidas 840 vagas gratuitas, distribuídas em 21 cursos em diferentes áreas, em 11 municípios baianos. 

As aulas terão início no dia 3 de agosto. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. As inscrições podem ser feitas apenas pelo site do SENAI da Bahia .

Curso técnico 
O SENAI do Ceará está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso técnico em Eletrotécnica. O interessado deve procurar o Centro de Formação Profissional José Euclides Gomes Ferreira Júnior, na avenida Doutor José Arimatéia e Silva, Campo dos Velho, em Sobral. O atendimento é realizado de 8h às 12h e de 13h às 19h. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de junho. Clique aqui e veja o edital.

Vagas gratuitas 
O SENAi de Goiás está com inscrições abertas para mais de duas mil vagas gratuitas em cursos de aprendizagem industrial. São oferecidas opções nas áreas de mecânica, eletricidade, vestuário, gráfica, informática, construção civil e alimentos. 

Os cursos serão oferecidos nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Catalão, Itumbiara, Rio Verde, Quirinópolis Niquelândia e Minaçu. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho. Mais informações pelo telefone: 4002 – 6213 (para quem mora em Goiânia). Para as demais cidades, o telefone é: 0800 642 1313. 

Cursos técnicos e graduação 
O SENAI de Goiás também vai realizar processo seletivo para cursos técnicos e de graduação tecnológica. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho para cursos como: Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Química, Técnico em Mineração, dentre outras modalidades. Os cursos técnicos podem ser realizados nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Catalão. 

Ainda em Goiânia e em Anápolis, a Faculdade SENAI tem vagas abertas para cursos de graduação em Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Processos Químicos e Manutenção Industrial. 

Mais informações pelo telefone: 4002 – 6213 (para quem mora em Goiânia). Para as demais cidades, o telefone é: 0800 642 1313.

Especialização 
O SENAI de Minas Gerais está com inscrições abertas até o dia 19 de junho para o curso de Especialização Técnica em Instrumentação e Controle de Processos Industriais. O curso aborda a habilitação de especialistas técnicos para o desenvolvimento de atividades de automação industrial, de forma abrangente e inovadora. 

É preciso ter no mínimo o diploma de habilitação técnica de nível médio em qualquer habilitação do eixo de Controle de Processos Industriais. Os ienteressados podem enviar o currículo para seleção para o e-mail: [email protected]

A prova de seleção será realizada no dia 22 de junho, na unidade do SENAI CETEL, em Belo Horizonte. Para mais informações, ligue para o telefone: (31) 3484 - 9902 ou clique aqui .

Cursos profissionalizantes 
O SENAI do Pará está com inscrições abertas para diversos cursos profissionalizantes no Centro de Educação e Tecnologia Danilo Remorem, em Belém. Tem opções em cursos de CCNA (I, II, III, IV e Security), Redes Windows Wi-fi, Avançado de Redes de Computadores, Configuração de Dispositivos (Roteadores) e Configuração de Dispositivos (Switers). 

Para se inscrever, os candidatos precisam ter, no mínimo, 16 anos. Para mais informações, basta ligar para o SENAI nos telefones: (91) 4009 – 4759 / 4009 / 4799.

Cursos técnicos 
No Paraná, o SENAI tem vagas em cursos técnicos em diversas áreas como: Automação, Construção Civil, Gestão, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Química, Segurança do Trabalho e Telecomunicações. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho. Veja as opções na página do SENAI do Paraná .

Faculdade SENAI 
A Faculdade SENAI Rio está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação tecnológica em Automação Industrial e em Processos Metalúrgicos. São 40 vagas para cada curso, sendo 28 destinadas ao processo seletivo com prova agendada e 12 para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Os cursos são oferecidos para o 2º semestre de 2015. As aulas serão realizadas nos campi Tijuca, Benfica e Maracanã. 

As inscrições podem ser feitas até junho por meio do telefone 0800 0231 231 ou 4002 0231. O edital está disponível no site www.faculdadesenairio.com.br. O candidato poderá optar pelo curso de sua preferência e escolher a data e horário mais conveniente para a realização da prova. A taxa de inscrição é uma lata de leite em pó, que será doada a uma instituição de caridade. O processo seletivo será realizado em uma única fase, mediante aplicação de redação e prova objetiva com 30 questões de Português e Interpretação de Textos, Matemática e Raciocínio Lógico. O início das aulas está previsto para a primeira quinzena de agosto de 2015. 

Os cursos de graduação tecnológica são de nível superior, com duração de 3 anos. Para participar do processo seletivo, os interessados precisam ter concluído o ensino médio. As vagas reservadas para ingresso via ENEM contemplam os candidatos que participaram em 2012, 2013 ou 2014, e obtiveram média igual ou superior a 500. Eles não precisam realizar a prova do vestibular e podem se inscrever pelo telefone para agendar a apresentação do boletim com o resultado do exame. A Faculdade SENAI Rio também disponibiliza o financiamento estudantil pelo FIES. 

30 mil vagas gratuitas 
Para quem quer desenvolver e aperfeiçoar competências, o SENAI Rio está com inscrições abertas para 30 mil vagas gratuitas em cursos de iniciação profissional à distância. 

As oportunidades são para turmas de Consumo Consciente de Energia, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Fundamentos de Logística, Legislação trabalhista, Lógica de Programação, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Propriedade Intelectual, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação. 

Os cursos têm carga horária de 14h e as aulas são 100% online, sem necessidade de comparecimento a uma unidade SENAI. Podem se inscrever jovens a partir de 14 anos, que estejam cursando, no mínimo, o ensino fundamental (8º e 9º ano) e que possuam CPF. Os participantes têm até 30 dias para realização de cada curso. 

Para participar, basta acessar o site do SENAI Rio e se cadastrar. O acesso é imediato e o interessado pode optar por um ou mais cursos. 

Mais informações sobre cada um dos cursos podem ser obtidas no site do SENAI Rio ou pelo 0800 0231 231.

Aperfeiçoamento profissional 
O SENAI de Rondônia tem vagas para cursos de aperfeiçoamento profissional em Photoshop, CCNA 5.0 (nova versão dos curso de redes, formação completa) e Cisco CCNA Security. As aulas serão realizadas na Escola SENAI Marechal Rondon, na Avenida Percival Farquar, 2391, Arigolândia, em Porto Velho. Outras informações pelo telefone: (69) 3211 – 9500.

Cursos técnicos 
O SENAI de Sergipe tem vagas para cursos técnicos na modalidade à distância (EAD), com aula presencial aos sábados. Há opções de Técnico em Logística, Técnico em Edificações, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Automação Industrial. Os cursos são pagos. Para conferir o edital, clique aqui . Faça sua inscrição no site do SENAI de Sergipe . Outras informações pelo telefone (79) 3226 – 7223. 

Qualificação profissional 
Ainda em Aracaju, o SENAI oferece cursos de Torneio Mecânico e Mecânico de Manutenção em Equipamentos Industriais. As inscrições podem ser feitas na Rua Propriá, 201, Centro. Para outras informações, acesse a página do SENAI de Sergipe na internet.

Vagas gratuitas 
O SENAI de São Paulo tem vagas gratuitas para cursos de aprendizagem industrial. São cursos gratuitos destinados a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e que buscam capacitação para o primeiro emprego. 

São oferecidas opções nas áreas de: Alimentos, Automobilística, Calçados, Construção Civil, Couro e Sintético, Eletricidade, Gráfica, Informática, Marcenaria, Mecânica, Metalurgia, Mobiliário e Vestuário. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio no site do SENAI de São Paulo .

Cursos técnicos 
O SENAI de Tocantins está com inscrições abertas para cursos nas cidades de Araguaína, Gurupi, Palmas, Porto Nacional, Tocantinópolis e Xambiobá. São oferecidas opções nas seguintes áreas: Alinhador de Direção e Balanceador de Rodas, Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Residencial, Autocad, Desenhista Arquitetônico, Operador de Empilhadeira NR 11 e NR 12, Operador de Retro Escavadeira, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras e várias outras opções. Veja a relação completa dos cursos no site do SENAI de Tocantins .

A cada 15 dias a Agência CNI de Notícias faz um levantamento para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com a federação da indústria do seu estado, com o SESI, SENAI ou IEL. Confira a relação das federações com os respectivos links: 

Norte

Acre 
Amapá 
Amazonas 
Pará 
Rondônia 
Roraima 
Tocantins 

Nordeste 
Alagoas 
Bahia 
Ceará 
Maranhão 
Paraíba 
Pernambuco 
Piauí 
Rio Grande do Norte 
Sergipe 

Centro-Oeste 
Distrito Federal 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 

Sudeste 
Espírito Santo 
Minas Gerais 
Rio de Janeiro 
São Paulo 

Sul 
Paraná 
Rio Grande do Sul 
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

Boas práticas da educação profissional brasileira são levadas a países emergentes
Plenário do Senado aprova normas de conformidade para produtos importados
Conheça os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

Comentários