Senai abre mais de 1,7 mil vagas em 16 cursos técnicos no Estado

Inscrições para o processo seletivo serão abertas após o período de Carnaval

As unidades do Senai em Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas estão oferecendo 1.715 vagas em 16 cursos da educação profissional técnica de nível médio apenas para este primeiro semestre.

Os cursos oferecidos são os de açúcar e álcool, agroindústria, automação industrial, celulose e papel, edificações, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, meio ambiente, mecânica, mineração, segurança do trabalho, química e vestuário e as inscrições do processo seletivo serão abertas após o período de Carnaval.

Destinada a estudantes da 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio ou a quem já tem esse nível de escolaridade completo, a formação técnica tem duração de até 2 anos, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos, preparando para a entrada no mercado de trabalho no setor da indústria.

Do total de 1.715 vagas, 1.316 são gratuitas e destinadas aos beneficiários do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), enquanto as 399 restantes são abertas à comunidade em geral.

Para Campo Grande, são 400 vagas em 6 cursos, para Corumbá são mais 280 vagas em 6 cursos, para Três Lagoas são 280 vagas em 8 curso e para Dourados são 225 vagas em 7 cursos.

Já para Deodápolis são 70 vagas em 2 cursos, para Ivinhema são 70 vagas em 2 cursos, para Naviraí são 70 vagas em 2 cursos, para Nova Alvorada do Sul são 70 vagas em 2 cursos, para Nova Andradina são 70 vagas em 2 cursos, para Rio Verde são 80 vagas em 2 cursos, para Sidrolândia são 60 vagas em 2 cursos e para Sonora são 40 vagas em 1 curso.

Mapa do Trabalho

No caso do Pronatec, os interessados devem estudar em escolas públicas estaduais, sendo necessário entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que fica responsável por encaminhar os estudantes ao Senai.

O diretor regional do Senai, Jesner Escandolhero, reforça que dados do Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Senai Nacional para subsidiar o planejamento da oferta de formação profissional da instituição em todo o País, apontaram que Mato Grosso do Sul terá de formar 61,3 mil trabalhadores de nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais até 2015.

No Estado, as ocupações de nível técnico com maior demanda são técnico em controle da produção, técnico em eletrônica, técnico em eletricidade e eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho e técnico em química, enquanto as ocupações de qualificação básica com maior demanda são para trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais), mecânicos de manutenção de veículos automotores, padeiros, confeiteiros e afins, mecânicos de manutenção de máquinas industriais e operadores de máquinas para costura de peças do vestuário.

"O Senai tem disponibilidade de opções em diversas áreas tecnológicas e em diversos níveis, incluindo a iniciação profissional, qualificação profissional, técnico de nível médio, aperfeiçoamento e especialização profissional, graduação tecnológica e pós-graduação. Esse é o esforço do Sistema Fiems, por meio do Senai, para o enfrentamento do problema da falta de qualificação de pessoas e uma grande contribuição para o desenvolvimento industrial de no Estado", destacou o diretor-regional do Senai.

Relacionadas

Leia mais

SENAI oferecerá 11 mil vagas em cursos técnicos pelo Sisutec
SENAI oferece 20 cursos gratuitos pelo Pronatec em Corumbá, Ladário e Miranda
Pessoas com deficiência terão 13,7 mil vagas em cursos do SENAI pelo Pronatec

Comentários