A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) elaborou estudo inédito que elenca as 31 profissões que já existem e podem atuar com economia circular e 33 cursos que devem ser criados ou aperfeiçoados para atender a demanda de setores estratégicos.
São profissionais que se encontram, principalmente, nas áreas de gerenciamento e reciclagem de resíduos, desenvolvimento de produtos, produção de energia renovável, gestão de recursos e sustentabilidade, e educação e publicidade.
O Estudo para a promoção da economia circular na indústria brasileira - Demandas por competências, formação profissional e oferta de cursos avaliou cinco segmentos que já enfrentam desafios e buscam soluções para aumentar o nível de circularidade: têxtil, plástico, alimentos e bebidas, eletroeletrônico e gerenciamento de resíduos.
“A educação profissional na Alemanha está se preparando, há algum tempo, para formar profissionais de diferentes níveis e atender às demandas nos setores de produção, reciclagem, matérias-primas secundárias e gerenciamento de resíduos. Com o estudo, conseguimos analisar os países que lideram esse movimento e apontar as demandas atuais e futuras do setor produtivo brasileiro, além dos cursos existentes”, explica Martin Studte, coordenador do Projeto Profissionais do Futuro, da GIZ.
O que é a Economia Circular
A economia circular é um dos quatro pilares da estratégia da indústria para uma economia de baixo carbono. Associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios, otimização nos processos de fabricação, menor dependência de matéria-prima virgem e priorização de insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Assim, contribui ainda para a redução de emissões de gases poluentes e para o combate à mudança climática.
“O SENAI é o principal parceiro da indústria na formação inicial e na atualização de profissionais e, por isso, esse trabalho em parceria com a GIZ é tão importante para o setor. Identificar os conhecimentos, perfis profissionais e cursos necessários para promoção da economia circular no Brasil é o primeiro passo rumo à descarbonização. Precisamos de gente qualificada na ponta”, ressalta o superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado.
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Confira o Plano de Retomada da Indústria
Essas são as 15 profissões centrais para a economia circular
São profissões diretamente ligadas – centrais – às estratégias verdes da economia circular: priorizar os recursos regenerativos, preservar o que já é feito, utilizar os resíduos como recurso e repensar os modelos de negócios (mais detalhes abaixo).
Interessante observar que, no nível de formação inicial continuada, que são os cursos de qualificação com duração média de 3 a 6 meses, as profissões relacionadas a manutenção e reparos são centrais por ampliarem a vida útil dos produtos, uma das principais estratégias da economia circular.
Sem elas, não dá: as 16 profissões de viabilização da economia circular
As atividades de viabilização não têm necessariamente a economia circular como objetivo principal, mas sem elas, a economia circular não funciona. São atividades que envolvem a colaboração para benefícios comuns (a exemplo dos profissionais que atuam com cooperativismo), a criação de um design para o futuro e a digitalização.
É preciso aperfeiçoar o que existe e criar novos cursos
Para o estudo, a GIZ aplicou questionários e realizou entrevistas com representantes de empresas dos cinco setores analisados. Os participantes indicaram cursos existentes que precisam de aperfeiçoamento e novos cursos que podem ser criados. São eles:
Técnico
- Técnico em reciclagem
- Técnico em reciclagem de polímeros
- Técnico em logística reversa
- Técnico em gestão de resíduos e economia circular
- Técnico em meio ambiente com ênfase em economia circular
Graduação - Tecnólogos
- Curso superior de tecnologia em polímeros
- Curso superior de tecnologia em papel e celulose
- Curso superior de tecnologia em cerâmica
- Curso superior de tecnologia em biocombustíveis
- Curso superior de tecnologia em processos químicos
- Curso superior de tecnologia em produção têxtil
- Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
- Curso superior de tecnologia em gestão de resíduos sólidos
- Curso superior de tecnologia em gestão hospitalar
- Curso superior de tecnologia em saneamento ambiental
Graduação - Bacharelado
- Engenharia Química
- Engenharia Industrial
- Engenharia Ambiental
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia de Polímeros
- Engenharia Têxtil
Pós-graduação
- Manufatura avançada e sustentável
- Matérias primas e insumos circulares
- Gestão de riscos ambientais, sociais e de governança (ASG) e circularidade
- Ecodesigner e design sustentável
- Polímeros circulares
- Fibras circulares
- Especialista em economia circular na política pública e regulatória
- Assessor jurídico e regulatório
- Comunicação para a circularidade
Diferentes estratégias para promover a economia circular
Para passarmos de uma economia linear para circular, os profissionais centrais vão atuar com quatro estratégias principais:
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Preservar e ampliar o que já foi feito: enquanto os recursos estão em uso, mantê-los, repará-los e atualizá-los para maximizar sua vida útil e dar-lhes uma segunda vida através de estratégias de recuperação. Isto envolve a reutilização, reparo, reforma, remanufatura e readequação dos produtos;
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Priorizar os recursos regenerativos para garantir que recursos renováveis, reutilizáveis e não tóxicos sejam utilizados como materiais e energia de maneira eficiente, reduzindo a demanda por recursos materiais não renováveis;
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Usar os resíduos como recurso secundários através da sua recuperação e reutilização;
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Repensar os modelos de negócios prevalentes e modificá-los em modelos de negócios que se baseiam na interação entre produtos e serviços, p. ex., sistemas de leasing, aluguel e compartilhamento. Isto torna o uso do produto mais intensivo e envolve a reutilização dos produtos.
Recuperação de resíduos sai na frente, mas ainda tem muito para avançar
Apesar das diferentes estratégias, atualmente a economia circular está muito focada na recuperação de resíduos, ou seja, nos produtos descartados no seu fim de ciclo de vida e na sua reutilização como matéria-prima secundária.
Contudo, até a coleta seletiva, que já está mais avançada no Brasil, merece atenção. Observa-se aumento contínuo na quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU), de 73 toneladas em 2010 para 76,5 toneladas coletadas em 2022, fazendo com que o país continue sendo um dos cinco maiores produtores de RSU do mundo.
As iniciativas estão mais concentradas no Sul e Sudeste, onde mais de 90% dos municípios têm alguma atividade, mas cerca de 25% dos municípios brasileiros não têm nenhuma ação. A taxa da materiais recuperados e reciclados alcança apenas 2,2 % dos RSU.
Por outro lado, a meta de reciclagem de embalagens deve alcançar 50 % em 2040, apontando o grande potencial de empregos nessa área. Os catadores - atores principais do setor - se encontram bastante afastados dos sistemas de ensino básico e de educação profissional tradicionais. Portanto, são relevantes as iniciativas de capacitação profissional customizada e a ampliação da oferta de cursos.
Sobre a GIZ e o Projeto Profissionais do Futuro
O projeto Profissionais do Futuro integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – maior rede de educação profissional e serviços tecnológicos para a indústria do país. Os recursos são do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.