Jornada Pedagógica do SENAI reunirá mais de 7 mil profissionais da educação

O evento vai ter a participação de importantes nomes da educação nacional e internacional e será transmitido ao vivo para os departamentos regionais do SENAI em todo o Brasil

400 unidades do SENAI vão participar da Jornada Pedagógica

Mais de 7 mil docentes, coordenadores pedagógicos, técnicos e gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participarão da 3ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. O evento ocorre nos dias 25 e 26 de julho e contará com a participação de importantes nomes da educação nacional e internacional, como a pesquisadora de futurismo, Jaqueline Weigel; o biólogo e comunicador científico Átila Iamarino; a educadora irlandesa Kathleen O’Hare; e o pesquisador Silvio Meira .

Durante os dois dias de programação, a jornada promoverá o debate sobre temas relevantes da educação profissional no Brasil e no mundo. A ideia é instituir um espaço para discussão e realização de ações colaborativas voltadas à construção de soluções aos novos desafios impostos à educação profissional. O gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, explica que a Jornada Pedagógica é uma ação de planejamento das escolas. “Nossa ideia é fortalecer a atuação em rede e alinhar temas”, diz.

A Jornada Pedagógica será em Brasília, no auditório do prédio Armando Monteiro Neto, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), para um público de 250 pessoas, e terá transmissão via internet para 400  unidades do SENAI, em todos os estados.

A coordenadora pedagógica do SENAI Ipiranga (SP) do curso de Refrigeração e Climatização, Simone Balsamo, conta que participa da jornada desde a primeira edição. Para ela, a transmissão em tempo real permite que docentes de todo o Brasil assistam as palestras oferecidas e participem do evento. Além disso, ela ressalta a importância da do encontro na divulgação da rede. “A jornada é uma atividade muito boa. É importante para as unidades este trabalho de apresentar questões tanto na parte pedagógica quanto tecnológica”, comenta.

JORNADA CONTÍNUA - Embora o encontro final seja nesta semana, a jornada iniciou no dia 8 de março, quando foi lançado o desafio Desvendando o SENAI 4.0, organizado pelo Programa SENAI de Capacitação Docente. 2.000  docentes de todo o país, organizados em 239 equipes, mobilizaram-se para desenvolver uma solução pedagógica inédita, capaz de contribuir para o aprimoramento da forma como os professores ensinam e de como os alunos aprendem.

O prazo para o término dessa missão foi no último dia 15 de junho. Ao final do Desafio, 153 equipes concluíram as etapas e tiveram seus projetos analisados por uma comissão avaliadora. Três equipes com melhor avaliação, apresentarão seus projetos durante a jornada. São elas: Equipe Teacher Plus, composta por docentes de Sergipe, Mato Grosso e São Paulo; Equipe Impacto 4.0, do Rio de Janeiro; e Perseverança, constituída por docentes de Rondônia.

Relacionadas

Leia mais

Novo ensino médio do SESI e SENAI une áreas do conhecimento e promove aprendizado prático nas escolas
SELETIVAS WORLDSKILLS: Veja quem são os vencedores das disputas de 15 a 20 de julho
Profissionais do futuro terão que dominar tecnologia e ser empreendedores

Comentários