De 5 a 8 de julho, estudantes da rede SESI/SENAI de Alagoas vão apresentar projetos inovadores na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento em Brasília-DF. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), mostrará inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento oferecerá um passeio pela Escola do Futuro, que mostrará a importância de métodos e tecnologias inovadoras na educação.
Um exemplo dessa prática, já adotada pelas escolas do Sesi e do Senai, é a Lixa Sugadora Magnética (Lisuma), criada por estudantes da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) que será apresentada durante o evento. Os alunos Leonardo Rafael, Joyce Sapucaia e o professor de Ciências Walber Aleluia farão demonstrações do equipamento.
A Lisuma, que despertou o interesse da multinacional Bosch, aspira os resíduos e deposita-os num reservatório. O pó pode ser reutilizado como principal elemento para a fabricação de tijolos decorativos e papel reciclável. Além de uma destinação sustentável para os resíduos, a Lisuma ajuda a prevenir problemas de saúde com a inalação do pó gerado ao lixar superfícies.
Alagoas também enviará duas equipes Escola Sesi/Senai de Maceió para participar do Desafio de Robótica na Indústria. A unidade localizada no Benedito Bentes terá, ainda, dois projetos na Mostra de Ciências e Engenharia, onde 48 equipes de estudantes da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (Ebep) do Sesi e do Senai apresentarão projetos de inovação científica e tecnológica para solucionar problemas reais.
Um deles é a Suruneira, uma peneira ergonômica, construída a partir de partes recicladas de bicicletas, que visa a colaborar com a saúde e segurança das pessoas que trabalham com a pré-lavagem do sururu. A ideia é dos alunos Talles Hyan da Silva Luna dos Santos, Ana Beatriz de Ataíde Cavalcante Lins e Maria Cecília Gouveia Rodrigues, que foram orientados pelo professor Jonatha de Albuquerque Vieira.
O outro projeto inovador é o Ecovitreo, um esmalte produzido a partir do vidro reciclado. O objetivo é utilizá-lo na indústria ceramista, no processo de esmaltação, em peças cerâmicas e de porcelanato. A ideia é das alunas Júllia Késsia Oliveira do Nascimento, Jhuly Kamille Dias de Sales e Kauany Hellen Alves, orientadas pelo instrutor do curso técnico em Edificações Rafael de Freitas Monteiro.
DE ALAGOAS PARA O MUNDO – Na Olimpíada do Conhecimento, quatro estudantes da Escola Sesi/Senai de Maceió vão participar do Grand Prix de Inovação. Nele, quatro empresas – Dassault Systemes, Fiat Chrysler, BRF Brasil Food Ambev – proporão desafios às equipes. Eles terão que desenvolver, em 44 horas, soluções para os desafios propostos por meio de método que usa inovação aberta e criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas.
Durante a Olimpíada do Conhecimento, também será realizada a seletiva para a Worldskills 2019, que acontece no próximo ano em Kazan (Rússia). Até o momento, o aluno Douglas da Silva Santos conquistou ouro, na ocupação Confeitaria, durante a seletiva para a maior competição de educação profissional do mundo.
Ele terá que manter o índice em todos os simulados que serão realizados durante o ano para se confirmar como um dos representantes do Brasil no evento. Outros alagoanos estão na batalha para se classificar nas seletivas, que acontecem em diversos estados brasileiros.
A OLIMPÍADA – A Olimpíada do Conhecimento 2018 vai apresentar, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação.
A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro.
SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita.