Estudantes de Alagoas apresentarão projetos inovadores durante a Olimpíada do Conhecimento

Alunos da rede SESI/SENAI de Alagoas vão levar projetos inovadores para a 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada de de 5 a 8 de julho em Brasília

De 5 a 8 de julho, estudantes da rede SESI/SENAI de Alagoas vão apresentar projetos inovadores na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento em Brasília-DF. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), mostrará inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento oferecerá um passeio pela Escola do Futuro, que mostrará a importância de métodos e tecnologias inovadoras na educação.

Um exemplo dessa prática, já adotada pelas escolas do Sesi e do Senai, é a Lixa Sugadora Magnética (Lisuma), criada por estudantes da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) que será apresentada durante o evento. Os alunos Leonardo Rafael, Joyce Sapucaia e o professor de Ciências Walber Aleluia farão demonstrações do equipamento.

A Lisuma, que despertou o interesse da multinacional Bosch, aspira os resíduos e deposita-os num reservatório. O pó pode ser reutilizado como principal elemento para a fabricação de tijolos decorativos e papel reciclável. Além de uma destinação sustentável para os resíduos, a Lisuma ajuda a prevenir problemas de saúde com a inalação do pó gerado ao lixar superfícies.

Alunos de Maceió vão para Brasília mostrar produtos que eles criaram, além de participar de competições como Grand Prix de Inovação, Desafio de Robótica e das seletivas da WorldSkills 2019

Alagoas também enviará duas equipes Escola Sesi/Senai de Maceió para participar do Desafio de Robótica na Indústria. A unidade localizada no Benedito Bentes terá, ainda, dois projetos na Mostra de Ciências e Engenharia, onde 48 equipes de estudantes da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (Ebep) do Sesi e do Senai apresentarão projetos de inovação científica e tecnológica para solucionar problemas reais.

Um deles é a Suruneira, uma peneira ergonômica, construída a partir de partes recicladas de bicicletas, que visa a colaborar com a saúde e segurança das pessoas que trabalham com a pré-lavagem do sururu. A ideia é dos alunos Talles Hyan da Silva Luna dos Santos, Ana Beatriz de Ataíde Cavalcante Lins e Maria Cecília Gouveia Rodrigues, que foram orientados pelo professor Jonatha de Albuquerque Vieira.

O outro projeto inovador é o Ecovitreo, um esmalte produzido a partir do vidro reciclado. O objetivo é utilizá-lo na indústria ceramista, no processo de esmaltação, em peças cerâmicas e de porcelanato. A ideia é das alunas Júllia Késsia Oliveira do Nascimento, Jhuly Kamille Dias de Sales e Kauany Hellen Alves, orientadas pelo instrutor do curso técnico em Edificações Rafael de Freitas Monteiro.

DE ALAGOAS PARA O MUNDO – Na Olimpíada do Conhecimento, quatro estudantes da Escola Sesi/Senai de Maceió vão participar do Grand Prix de Inovação. Nele, quatro empresas – Dassault Systemes, Fiat Chrysler, BRF Brasil Food Ambev – proporão desafios às equipes. Eles terão que desenvolver, em 44 horas, soluções para os desafios propostos por meio de método que usa inovação aberta e criatividade, empreendedorismo e redes colaborativas.

Durante a Olimpíada do Conhecimento, também será realizada a seletiva para a Worldskills 2019, que acontece no próximo ano em Kazan (Rússia). Até o momento, o aluno Douglas da Silva Santos conquistou ouro, na ocupação Confeitaria, durante a seletiva para a maior competição de educação profissional do mundo.

Ele terá que manter o índice em todos os simulados que serão realizados durante o ano para se confirmar como um dos representantes do Brasil no evento. Outros alagoanos estão na batalha para se classificar nas seletivas, que acontecem em diversos estados brasileiros.

A OLIMPÍADA – A Olimpíada do Conhecimento 2018 vai apresentar, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. 

A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro.

SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita.

Relacionadas

Comentários