Economia de água vale bolsa de estudo no SESI GO

Mais de 6 mil estudantes de escolas SESI Goiás participaram do 2º Concurso Água na Medida Certa. Os três vencedores ganharam bolsa integral de estudo durante seis meses

Cerimônia de premiação do Concurso Água na Medida Certa

Com economia de 74,56% no consumo de água, alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) de Goiás e familiares foram premiados no encerramento do 2º Concurso Água na Medida Certa – Prêmio Ideias Inovadoras Sustentáveis, que mobilizou unidades escolares durante quase um ano – entre fevereiro e novembro de 2019.

Vitória Gonçalves, do SESI Catalão; Maria Luiza Novais, do SESI Planalto; e Marcos Farias Pimentel, da Unidade Integrada SESI SENAI Rio Verde, foram contemplados com seis meses de bolsa de estudo integral.

As boas práticas adotadas por eles consistem em atitudes simples e conhecidas, porém eficientes, como reduzir o tempo no banho, usar moderadamente a torneira ao lavar as louças sujas e reaproveitar a água da chuva para limpar a casa.

A premiação foi entregue em evento no SESI Planalto, em Goiânia, quando foi lançada a terceira edição do concurso. “Vocês alunos estão aqui para aprender e estão dando lições de conhecimento ao compartilhar ideias com seus pais, irmãos, familiares em geral”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e do Conselho Regional do SESI, Sandro Mabel.

De caráter educativo, a campanha é destinada a sensibilizar pais, alunos e comunidade escolar sobre o uso consciente dos recursos hídricos, especialmente diante da escassez que todos os anos atinge o Estado e várias regiões do Brasil. 

Grande vencedora do concurso, Vitória Gonçalves, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional (Ebep), do SESI Catalão, mora em uma residência com outras três pessoas. Para atingir o índice de redução de 74,56%, segundo ela, toda a família passou reutilizar a água da máquina de lavar para limpar a casa, o tempo do banho foi reduzido de 40 para 10 minutos. Na pia, abrir a torneira só depois de ensaboar todas as vasilhas sujas.

Com a bolsa integral, Vitória vai conseguir economizar R$455 por mês.  

Mais de 6 mil estudantes participaram da campanha 

O Concurso Água na Medida Certa envolveu no ano passado 910 famílias de 17 escolas do SESI em Goiás.

Além de estimular a redução do valor na conta de água, a iniciativa desenvolve diversas outras ações educativas, que que tiveram a participação de 6.640 alunos do ensino fundamental e ensino médio.

Relacionadas

Leia mais

Formados no SENAI vão receber registro profissional mais rapidamente
VÍDEO: Tem Vaga! dá o play nos cursos e novidades em 2020
Conheça o guarda-sol que, além de sombra, gera energia capaz de carregar celular e tablet

Comentários