Com economia de 74,56% no consumo de água, alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) de Goiás e familiares foram premiados no encerramento do 2º Concurso Água na Medida Certa – Prêmio Ideias Inovadoras Sustentáveis, que mobilizou unidades escolares durante quase um ano – entre fevereiro e novembro de 2019.
Vitória Gonçalves, do SESI Catalão; Maria Luiza Novais, do SESI Planalto; e Marcos Farias Pimentel, da Unidade Integrada SESI SENAI Rio Verde, foram contemplados com seis meses de bolsa de estudo integral.
As boas práticas adotadas por eles consistem em atitudes simples e conhecidas, porém eficientes, como reduzir o tempo no banho, usar moderadamente a torneira ao lavar as louças sujas e reaproveitar a água da chuva para limpar a casa.
A premiação foi entregue em evento no SESI Planalto, em Goiânia, quando foi lançada a terceira edição do concurso. “Vocês alunos estão aqui para aprender e estão dando lições de conhecimento ao compartilhar ideias com seus pais, irmãos, familiares em geral”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) e do Conselho Regional do SESI, Sandro Mabel.
De caráter educativo, a campanha é destinada a sensibilizar pais, alunos e comunidade escolar sobre o uso consciente dos recursos hídricos, especialmente diante da escassez que todos os anos atinge o Estado e várias regiões do Brasil.
Grande vencedora do concurso, Vitória Gonçalves, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional (Ebep), do SESI Catalão, mora em uma residência com outras três pessoas. Para atingir o índice de redução de 74,56%, segundo ela, toda a família passou reutilizar a água da máquina de lavar para limpar a casa, o tempo do banho foi reduzido de 40 para 10 minutos. Na pia, abrir a torneira só depois de ensaboar todas as vasilhas sujas.
Com a bolsa integral, Vitória vai conseguir economizar R$455 por mês.
Mais de 6 mil estudantes participaram da campanha
O Concurso Água na Medida Certa envolveu no ano passado 910 famílias de 17 escolas do SESI em Goiás.
Além de estimular a redução do valor na conta de água, a iniciativa desenvolve diversas outras ações educativas, que que tiveram a participação de 6.640 alunos do ensino fundamental e ensino médio.