Nesta quarta-feira (6), aconteceu a etapa final do Prêmio IEL de Talentos, que reconhece estagiários, bolsistas do programa Inova Talentos, empresas de todos os portes e instituições de ensino técnico e superior. Realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a premiação é dividida nas categorias “Estágio” e “Inova Talentos”, com cinco modalidades: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora, Educação Inovadora, Projeto Inovador e Artigo Inovador. O evento foi realizado em Fortaleza (CE) e marcou o fim da temporada de 2024.
"O Prêmio IEL de Talentos realça a importância de impulsionar carreiras, e o benefício que isso traz para os negócios e para a sociedade como um todo. Ao reconhecer o valor do estágio para o mercado de trabalho, e estimular a qualificação dos talentos para pesquisa e desenvolvimento, a premiação reforça o compromisso da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a inovação e a melhoria contínua da competitividade da indústria brasileira, a partir do fortalecimento de suas competências", declarou o diretor institucional do IEL, Ricardo Cavalcante, durante a abertura do evento.
Ao todo, 44 projetos de 15 estados foram premiados. Os estagiários e bolsistas vencedores receberam prêmios específicos de acordo com a colocação: notebook para primeiro lugar; tablet para segundo lugar; e Kindle para terceiro lugar. Além disso, todos os 88 finalistas - considerando supervisores e representantes das empresas - receberam troféus e certificados.
Histórico do Prêmio IEL de Talentos
Criada em 2005, a premiação era conhecida como Prêmio IEL de Estágio, mas passou por uma reformulação para reconhecer também bolsistas do Inova Talentos, programa que recruta pesquisadores para desenvolver projetos de pesquisa e desenvolvimento nas empresas. Desde a criação até a edição de 2024, mais de 290 prêmios já foram entregues para estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino de todo país. Confira aqui os resultados das edições anteriores.
“Reconhecimento faz parte do processo de educação. Por meio da premiação, o IEL reconhece pessoas, empresas e instituições de ensino que aproveitaram uma oportunidade para mudar positivamente a realidade ao seu redor. Dessa forma, o Prêmio IEL de Talentos incentiva que essas boas práticas continuem sendo adotadas no universo de estágio e do Inova Talentos”, afirma o superintendente do IEL, Paulo Mól.