Competidores iniciam corrida por medalhas nas 50 ocupações da WorldSkills

Jovens passaram a manhã e a tarde concentrados nas provas durante o primeiro dia da maior competição mundial de educação profissional

O Anhembi Parque foi palco nesta quarta-feira (12) do primeiro dia de competições da WorldSkills 2015, a maior competição mundial de educação profissional. Jovens entre 18 e 22 anos, de 62 países, passaram a manhã e a tarde concentrados nas provas, que se estenderão até sábado – os medalhistas serão conhecidos no domingo. O Brasil tem 56 representantes na disputa. Todos iniciaram a corrida na busca por medalhas.

Ao longo dos 213 mil metros quadrados onde o evento é realizado, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e de escolas públicas interagiram com a realidade das 50 profissões técnicas que têm ocupações em disputa.

Na avaliação do gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, o primeiro dia de provas foi um sucesso. Segundo ele, todo o cronograma de montagem da estrutura e de realização das provas foi cumprido dentro dos horários previstos. Para o representante do SENAI, um ponto de destaque foi a grande presença de visitantes. “A visitação tanto guiada quanto espontânea nos surpreendeu. Esperamos 65 mil estudantes ao longo dos quatro dias de competição. Nossa ideia é apresentar diferentes opções de profissões para os jovens”, disse.

Confira abaixo a alguns momentos do primeiro dia de WorldSkills, competição promovida pelo SENAI em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

1 - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, visitou a estrutura do Anhembi Parque na companhia do vice-governador de São Paulo, Márcio França, de presidentes de federações estaduais da indústria e de representantes da WorldSkills International.

2- Estudantes de escolas públicas e privadas interagiram com as profissões técnicas apresentadas durante a competição. Na visita guiada, eles conhecem as diferentes carreiras proporcionadas pela educação profissional. 

3- Competidor brasileiro da ocupação Cabeleireiro, o pernambucano Aldair da Silva Santos fez penteado artístico com coloração, na modalidade para baixo, sem utilizar grampos (foto), na manhã desta quarta, na primeira prova do dia. À tarde, ele teve uma hora e quarenta cinco minutos para fazer o penteado de uma noiva fashion. 

4- O catarinense Rodrigo Campos, brasileiro na ocupação Manutenção de Aeronaves, fez a inspeção de equipamentos e a prova de localização de defeitos de turbina de avião turbo-hélice. 

5- Na competição de Joalheria, o carioca Leonardo Rodrigues participou da primeira de quatro provas previstas para os 17 competidores incumbidos de desenvolver joias. Nesta quarta, a missão de todos foi desenvolver uma peça que representasse a bandeira do Brasil. Os principais requisitos para a avaliação são a similaridade, o acabamento e a dimensão da joia. 

6- O desafio dos competidores de Soluções de Software para Negócios nos quatro dias de competição da WorldSkills será desenvolver um sistema de gerenciamento para maratonas. "Hoje montei a base e os formulários para a entrada de dados", disse o representante do Brasil, Patrick Ens. 

7- Com a ferramenta nas mãos, Luis Carlos Sanches fez uma das provas da ocupação Tecnologia Automotiva. Na foto, ele busca solução para defeitos no sistema de transmissão de um carro. Ao longo dos quatro dias de WorldSkills, competidores também farão atividades específicas para a suspensão de automóveis, eletrônica, sistemas de injeção eletrônica e montagem de motor. 

8- Os competidores de Marcenaria de Estruturas terão três provas até sábado. No primeiro dia de disputa, tiveram como missão produzir uma janela 2D. Primeiro, tiveram que traçar a peça em um módulo plano. Depois, iniciaram a confecção da janela. Na foto, o brasileiro Weslen Pereira Santana trabalhando com ferramentas e madeira. 

9- O Anhembi ficou agitado com a visita dos jornalistas Marcelo Tas, apresentador da GNT, e Iberê Thenório, do Manual do Mundo. Os visitantes passearam pelo Anhembi para conhecer as ocupações da olimpíada mundial de profissões, conheceram competidores e realizadores do evento. Na foto, eles cumprimentam o chefe da delegação brasileira, Marcelo Mendonça (centro).

A WORLDSKILLS – De 12 a 15 de agosto, jovens de 62 países disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, joalheria, panificação e outras. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pela Confederação Nacional da Indústria. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional. 

VISITAÇÃO GRATUITA – A entrada é de graça. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h. No dia 15 (sábado), das 9h às 16h. Ônibus gratuitos saem de hora em hora em frente ao Arquivo Público de São Paulo, perto da estação Tietê do metrô. A volta para o local de partida também sai de hora em hora.

LINKS RÁPIDOS
Conheça a delegação brasileira: www.senai.br/delegacaobrasileira
Informações gerais: www.senai.br/worldskills
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias 
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com 
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br 

REDES SOCIAIS 
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai 
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada 
Instagram: senaiolimpiada 
Periscope: SENAI_olimpiada 
Snapchat: SenaiOlimpiada 

Relacionadas

Leia mais

Vídeo: Cerimônia de abertura ressalta diversidade cultural do Brasil
Veja os grandes números da olimpíada mundial de profissões
Plataforma digital da WorldSkills São Paulo 2015 facilita interação

Comentários