Com três décadas dedicadas ao ensino técnico, instrutor catarinense forma profissionais de excelência

Por conta da experiência em treinamento e os ótimos resultados, Júlio recebeu, em 2012, um convite do Departamento Nacional do SENAI para compor a equipe responsável pelo projeto Top One

Jackyelyson Alves e Júlio Fernarndes exibem a medalha de ouro conquistada na WorldSkills São Paulo 2015, após cerimônia com a presidente Dilma Rousseff

Júlio Fernandes entrou para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 1984, ainda adolescente. Aos 14 anos, influenciado pelo irmão, matriculou-se no curso de aprendizagem industrial em soldagem em Tubarão (SC). Aluno dedicado e habilidoso, foi convidado pelos professores a participar do torneio nacional de formação profissional no ano seguinte e conquistou a medalha de ouro. Esse é o início de uma história que teve seu ponto mais alto em agosto de 2015, quando o jovem Jackyelison Alves, treinado por Júlio, tornou-se o melhor profissional de soldagem do mundo. O resultado foi alcançado na WorldSkills São Paulo, a olimpíada mundial de ensino técnico.

Júlio foi instrutor de soldagem no SENAI de Tubarão entre 1988 e 2009. Nesses mais de 21 anos, especializou-se em treinar estudantes para competições técnicas. Desde 1983, o SENAI participa do mundial - uma forma de avaliar a qualidade dos cursos que oferece.

Em 2003, Júlio tornou-se o expert do Brasil nessa modalidade para a competição internacional. Na função, ele tem como principais tarefas coordenar o treinamento antes das provas, e, durante a disputa, orientar e acompanhar o competidor. Ao final, ele participa do grupo que avalia os concorrentes para definir o resultado.

RECONHECIMENTO - Como treinador, Júlio coleciona quatro medalhas – duas de bronze, uma de prata e uma de ouro, além de dois quartos lugares – na competição mundial. As quatro medalhas são conquistas de competidores do SENAI de Mossoró (RN). O bom desempenho da escola – segundo Júlio – vem do compromisso e da boa orientação dos profissionais. Hoje, a unidade tornou-se referência na formação desses trabalhadores para o mercado de trabalho.

“[Treinar competidores] virou uma doença”, compara Júlio. "E não é apenas formar o melhor soldador. A competição acaba e a vida deles continua”, diz, consciente do papel da formação para o trabalho na vida dos jovens. Ele conta que, às vezes, é necessário fazer um exercício de convencimento com os pais sobre como é importante para os jovens. “Muitos prefeririam que os filhos já estivessem trabalhando, ganhando dinheiro”, revela.

Por conta da experiência em treinamento e os ótimos resultados, Júlio recebeu, em 2012, um convite do Departamento Nacional do SENAI para compor a equipe responsável pelo projeto Top One. O objetivo era chegar ao lugar mais alto do pódio na WorldSkills 2015, em São Paulo. Para isso, deixou os dois filhos em Tubarão (SC) e mudou-se para Brasília (DF). Na capital, além de expert da soldagem, foi gestor de um centro de treinamento criado especificamente para a competição no Brasil. Das 14 modalidades que se prepararam no local, sete conquistaram medalhas na competição.

Depois de ajudar o Brasil a ter o melhor desempenho da história no torneio, Júlio olha para trás e vê com orgulho os quase 30 anos dedicados à educação profissional. “Eu tenho a absoluta certeza que fiz a escolha certa. É tudo muito gratificante”.

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Brasileiros estão passando mais tempo no trânsito, aponta pesquisa da CNI
Professores do SESI dão dicas para as provas do Enem 2015

Comentários