CNI quer empresários, governos, ONGs e estudantes em projeto de educação para o trabalho

Objetivo é melhorar nível educacional de estudantes, desempregados e industriários de 18 a 24 anos

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) programou para outubro o lançamento do projeto Educação Para o Mundo do Trabalho. O programa quer reunir empresários, governos, ONGs, estudantes e pais e reunir propostas para o projeto nacional. O projeto é voltado para três grupos: jovens entre 18 e 24 anos no ensino médio; para a mesma faixa etária que não estudam nem trabalho e trabalhadores da indústria sem ensino médio.

O objetivo é, por meio de ações apresentadas em encontros até o fim do mês, gerar resultados a curto prazo, em ciclos de 12 a 24 meses,e criar meios para melhorar o desempenho dos jovens e trabalhadores em língua portuguesa e matemática. A entidade defende ainda que o projeto amplie o compromisso da sociedade com a qualidade da educação, pela valorização dos professores e crie uma ponte entre empresas e escolas.

Segundo levantamento da CNI, os três grupos somam 16,4 milhões de pessoas; deste número, 8,7 milhões são jovens que estão no ensino médio e outros 2,1 milhões estão fora da escola e desempregados, além de 5,6 milhões de industriários. A primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira (1º) no Paraná. A próxima está agendada para quarta-feira (7), no Rio de Janeiro. Até o fim deste mês, a entidade realiza encontros em outros 23 estados.

Maioria dos estudantes estrangeiros da USP é de homens europeus

A CNI informa que o projeto deve se somar a iniciativas de médio e longo prazos de governos e outras organizações para incrementar a qualidade da educação. O projeto será lançado após as reuniões, quando a CNI anuncia prêmios a serem entregues em 2014 para as instituições que se destacarem no trabalho das ações estabelecidas pelo programa.

A entidade quer garantir o caráter permanente do movimento, tendo o acompanhamento das ações desenvolvidas localmente pelos representantes regionais do SESI, do SENAI e do IEL (Instituto Euvaldo Lodi). As instituições vão formar uma rede interna de Educação para o Mundo do Trabalho.

Veja o calendário de reuniões já confirmadas pela CNI em agosto: 01: Paraná 07: Rio de Janeiro 08: Mato Grosso do Sul 09: Sergipe 12: Pernambuco 13: Maranhão 13: Goiás 14: Rio Grande do Sul 15: Amazonas 15: Paraíba 15: Acre 20: Pará 22 e 23: Santa Catarina 22: Alagoas 22: Rio Grande do Norte 27: Amapá 27: Ceará 27: Rondônia 28: Piauí 28: Distrito Federal 29: Mato Grosso 29: Minas Gerais 29: Roraima 30: Tocantins 30: Espírito Santo

Relacionadas

Leia mais

Boas práticas da educação profissional brasileira são levadas a países emergentes
Jovens sem educação profissional ficam vulneráveis ao desemprego, diz diretor da OIT
Educação profissional auxilia jovens na conquista do primeiro emprego, afirma diretor-geral do SENAI

Comentários