Maior desafio do Brasil é controlar os gastos públicos, avalia CNI

A superação da crise econômica também exige medidas estruturais que promovam a competitividade e permitam a retomada do crescimento econômico, como a modernização da legislação do trabalho, os investimentos em infraestrutura e a simplificação dos tributos

A manutenção dos juros básicos da economia em 14,25% ao ano foi uma decisão acertada do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). A avaliação foi feita nesta quarta-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A indústria considera que, mesmo com a inflação elevada, não há espaço para um novo aumento dos juros. A elevação da taxa aprofundaria a recessão e agravaria a situação das contas públicas. A inflação elevada e resistente é resultado de pressões de custos, puxados pelo reajuste dos preços administrados e do câmbio, além das incertezas sobre a implementação e a eficácia do ajuste fiscal.

O maior desafio do país, destaca a CNI, é controlar o crescimento dos gastos públicos e assegurar resultados fiscais que permitam a reversão da trajetória de elevação da dívida pública, sem aumento da carga tributária. A superação da crise econômica também exige medidas estruturais que promovam a competitividade e permitam a retomada do crescimento econômico, como a modernização da legislação do trabalho, os investimentos em infraestrutura e a simplificação dos tributos.
 

Relacionadas

Leia mais

Especialistas e magistrados falam da importância da modernização das leis do trabalho
Aplicativo que identifica problemas de vazamentos e falta de água é premiado
CNI e Anvisa assinam acordo de cooperação para aprimorar normas para indústria

Comentários