Faturamento da indústria aumenta 1,3%, informa pesquisa da CNI

É o quinto mês consecutivo de alta do indicador que registra um crescimento de 3,5% em relação a outubro de 2018. Mas a melhora ainda não repercute no mercado de trabalho

O faturamento da indústria brasileira cresceu 1,3% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador que registra uma alta de 3,5% em relação a outubro do ano passado. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira (2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).  

De acordo com a pesquisa, a utilização da capacidade instalada avançou 0,1 ponto percentual em relação a setembro e alcançou 78% em outubro, na série livre de influências sazonais. O indicador é 0,5 ponto percentual maior do que o registrado no mesmo mês de 2018. As horas trabalhadas na produção tiveram pequena queda de 0,1% em outubro frente a setembro, na série dessazonalizada e estão 0,1% maiores do que a do mesmo mês do ano passado.

A melhora dos indicadores de produção ainda não repercute no mercado de trabalho. O emprego ficou estável, a massa real de salários caiu 0,7% e o rendimento médio real do trabalhador recuou 0,3% em outubro frente a setembro, nas séries livres de influências sazonais. Na comparação com outubro de 2018, o emprego registra queda de 0,3%, a massa real de salários tem retração de 1,9% e o rendimento médio do trabalhador encolheu 1,6%. 

BOA NOTÍCIA - “A série da altas do faturamento é uma excelente notícia, pois abre caminho para uma recuperação mais forte da atividade e até mesmo do emprego nos próximos meses. A expansão do faturamento é resultado do aumento da demanda, que vem proporcionando o ajuste dos estoques da indústria. A expectativa é que esse aumento da demanda se mantenha e passe a exercer influência cada vez maior na atividade industrial”, diz o economista da CNI Marcelo Azevedo.

SAIBA MAIS - Veja os detalhes da pesquisa Indicadores Industriais na página de Estatísticas da CNI.

Relacionadas

Leia mais

As reportagens mais acessadas da Agência CNI de Notícias
Fim do acordo marítimo com Chile reduzirá frete em até 40%
SENAI CIMATEC Park vai ajudar a inserir o Brasil na 4ª Revolução Industrial

Comentários