Faturamento cai 6,4% e cresce a ociosidade na indústria, informa CNI

Indicador teve a terceira queda consecutiva

Depois das duas altas consecutivas em fevereiro e março, o faturamento da indústria brasileira caiu 6,4% em abril na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção recuaram 0,7%. Foi a terceira queda consecutiva do indicador, o que reforça a contração da atividade industrial. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais , divulgada nesta terça-feira (2), pelaConfederação Nacional da Indústria (CNI) 

A utilização da capacidade instalada recuou 0,2 ponto percentual em relação a março, na série livre de influências sazonais, e ficou em 80,6% em abril. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 0,4 ponto percentual. "Essas informações sugerem forte ociosidade no parque fabril", afirma a pesquisa. "Há um quadro de recessão do setor industrial", diz o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. Ele fala sobre as causas dessa situação. Ouça clicando aqui.

Diante desse cenário, as indústrias aceleraram o ritmo de demissões. O indicador de emprego caiu 1% em abril frente a março na série com ajuste sazonal e alcançou o pior resultado registrado desde janeiro de 2009. Na comparação de janeiro a abril deste ano com igual período do ano passado, o emprego na indústria acumula uma queda de 4,1%. 

Com isso, a massa real de salários recuou 1,7% e o rendimento médio real do trabalhador diminuiu 0,7% em abril frente a março, na série dessazonalizada. Na comparação entre janeiro e abril deste ano com o mesmo período de 2014, a massa real de salários caiu 4,2%. 

SAIBA MAIS - Acesse a página dos Indicadores Industriais para todos os detalhes da publicação. 

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga nesta quinta-feira (1º) os Indicadores Industriais de dezembro
CNI divulga os Indicadores Industriais de janeiro nesta quarta-feira (4)
CNI divulga os Indicadores Industriais de março nesta terça-feira (5)

Comentários