Crise econômica mina indústria nos estados

Uma ferramenta estatística demonstra como foi grande a perda de força da indústria brasileira entre 2010 e 2013, deixando claro como a crise econômica diminuiu a atividade industrial por quase todo o país

crise econômica abateu a atividade industrial em quase todo o país, segundo o recém-lançado Perfil da Indústria nos Estados, plataforma que apresenta dados estatísticos sobre o setor industrial brasileiro em cada uma das 27 unidades federativas. A ferramenta de consulta online mostra que foi grande a perda de relevância da indústria na economia brasileira entre 2010 e 2013, dado mais recente disponível ao nível estadual. 

Nada menos que 23 unidades da Federação registraram diminuição do peso da indústria na composição do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. As maiores quedas ocorreram na Bahia (-6,6 pontos percentuais), no Amazonas (-5,7), em Tocantins (-4,3) e em São Paulo (-4,2). Na média nacional, a contribuição da indústria para o PIB brasileiro caiu 2,5 pontos percentuais, passando de 27,4% para 24,9%. No mercado de trabalho, cujos dados são mais atualizados, a participação das indústrias estaduais na força de trabalho caiu ou se manteve inalterada em dez unidades federativas entre 2006 e 2014. 

“É um quadro preocupante que reforça a urgência da adoção de medidas capazes de resgatar a confi ança do empresariado, impulsionar o investimento e melhorar o ambiente de negócios com foco no longo prazo”, diz o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)Robson Braga de Andrade

De acordo com o levantamento, apenas 74% das indústrias registraram investimentos no ano passado, o menor percentual desde 2010, quando a entidade começou a pesquisar o assunto. Em 2016, não se espera um quadro melhor. A estimativa é de que somente 64% das empresas invistam este ano. Ainda assim, dois terços delas devem apenas dar continuidade a projetos já iniciados. 

Maior parque fabril do país, com PIB industrial de R$ 323 bilhões, o estado de São Paulo perdeu espaço na composição da produção industrial nacional. Em 2010, 32,1% de todos os produtos industrializados fabricados no Brasil saíam de plantas paulistas. Em 2013, esse percentual caiu a 28,6%. Em relação ao PIB paulista, a participação da indústria local passou de 27,1% em 2010 para apenas 22,9% em 2013. 

A previsão da CNI é que, por causa da crise, na próxima edição do estudo, com dados de 2014 apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), a queda da indústria no PIB deve atingir todos os estados. 

A REVISTA - Leia todas as edições da revista Indústria Brasileira aqui no Portal da Indústria.

Relacionadas

Leia mais

Programa do SENAI Indústria Mais Produtiva é destaque em reportagem da TV Globo
Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil
SESI e Canal Futura lançam série de vídeos sobre escolas inovadoras

Comentários