Confiança do consumidor cai 1% em julho, informa pesquisa da CNI

Pioraram as perspectivas dos brasileiros para os próximos seis meses. O número de pessoas que espera o aumento do desemprego e da inflação cresceu. População também pretende adiar compras de maior valor

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) caiu para 99,5 pontos em julho. O valor é 1% inferior ao de junho e está 8,2% abaixo da média histórica de 108,4 pontos, informa a pesquisa mensal divulgada nesta sexta-feira (28), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Todos os componentes dos indicadores que apontam as expectativas dos brasileiros para os próximos seis meses pioraram em julho. A maior queda, no entanto, foi na perspectiva sobre o emprego. O índice de expectativa de desemprego recuou 5,2% e o de inflação diminuiu 1,5% neste mês na comparação com junho. O indicador de expectativa de renda pessoal teve queda de 0,7%.  Quanto menores os índices, menor é o número de pessoas esperando queda no desemprego e na inflação ou o aumento da renda pessoal.

Com isso, os brasileiros ficaram mais cautelosos com as compras. O indicador de expectativa de compras de bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, caiu 1,7% em relação ao mês anterior. 

Entretanto, na comparação das condições atuais com a de três meses atrás, os consumidores percebem uma melhora na situação financeira e no endividamento. O indicador de endividamento aumentou 2% e o de situação financeira cresceu 1,1% em julho frente a junho.  Isso indica que as pessoas estão menos endividadas e com uma situação financeira melhor do que há três meses.

O INEC é um indicador que ajuda a antecipar variações na atividade econômica. Consumidores menos confiantes tendem a diminuir as compras e buscam recompor suas reservas financeiras, explica o economista da CNI, Marcelo Azevedo. "Com a retração da demanda, aumentam as dificuldades de recuperação da atividade e da economia", completa Azevedo. 

Essa edição do INEC, feita em parceria com o Ibope Inteligência, ouviu 2 mil pessoas em 125 municípios entre os dias 13 e 16 de julho.

SAIBA MAIS - Acesse a página de estatísticas da CNI e veja a pesquisa completa. 

Relacionadas

Leia mais

Popularidade do Governo Temer mantém trajetória de queda, aponta pesquisa CNI-IBOPE
VÍDEO: Minuto da Indústria destaca trajetória de queda  da popularidade do Governo Temer
Reforma da Previdência proporcionará economia de mais de R$ 1 trilhão até 2028

Comentários