A indústria da construção começou 2025 em compasso de alerta. Dados da Sondagem Indústria da Construção (SIC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que a confiança do empresário do setor caiu para 47,2 pontos em abril, abaixo da linha dos 50, que indica pessimismo.
Entre os principais entraves apontados pelos empresários estão as taxas de juros elevadas, a carga tributária e o alto custo — ou falta — de mão de obra qualificada. A insatisfação com o lucro e com a situação financeira também cresceu.
No novo episódio do Economia em 60 segundos, você entende o que está por trás dessa queda de confiança e o que a CNI tem feito para enfrentar esse cenário.
Economia em 60 segundos
O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.
O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo Soundcloud, Spotify e Deezer.