Como o Congresso pode mudar a economia em 2024? (#Ep. 105)

Esta semana o Economia em 60 segundos te explica três destaques do que será discutido pelos parlamentares em 2024

O Congresso Nacional retoma os trabalhos em fevereiro e separamos três assuntos importantes neste ano.

O primeiro é a regulamentação da reforma tributária, emenda à Constituição aprovada no ano passado. Agora, é preciso definir o valor da alíquota dos tributos unificados; quais são os itens da cesta básica, que será isenta; e como será o cashback, que vai definir para famílias de baixa renda parte do imposto que elas pagam.

Outro assunto urgente é a reoneração da folha de pagamento. Desde 2011, mudou a forma como as empresas pagam a contribuição previdenciária patronal. Em vez de 20% sobre a folha de pagamentos, a alíquota passou a ser de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. Isso significa menos tributo sobre a mão-de-obra. 

O terceiro assunto importante é o projeto de lei que incentiva a compra de equipamentos modernos para a indústria. Hoje a idade média das máquinas é 14 anos, o que faz o país perder competitividade. 

Escute o episódio para saber mais!

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

Aprovação da reforma tributária é uma grande conquista para o Brasil, avalia CNI
Depreciação acelerada vai estimular ampliação e renovação de máquinas da indústria, diz CNI
Reoneração da folha de salários prejudicará empregos no Brasil, alerta setor produtivo

Comentários