Sindicatos patronais debatem fortalecimento do setor industrial

A troca de experiência com representantes sindicais de outros estados foi fundamental para mostrar que é possível manter uma base sindical forte

‘Como atrair e manter associados?’. Foi com este tema que presidentes e dirigentes dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) debateram, nesta quinta-feira (24/07), sobre algumas ações para fortalecer a categoria e o setor industrial. A troca de experiência com representantes sindicais de outros estados foi fundamental para mostrar que é possível manter uma base sindical forte.

De Campo Grande (MS), o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest-MS), José Francisco Veloso Ribeiro, falou sobre a forma de atuação da atual diretoria. Acima da média nacional, o Sindivest-MS possui na base sindical 30% das indústrias do segmento. “Não é fácil, mas, anualmente, elaboramos um plano de gestão e colocamos em prática. Firmar parcerias e ofertar serviços aos associados são algumas das nossas principais ações”, contou.

Segundo Veloso, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas são os grandes parceiros do sindicato, com a realização de cursos, capacitações, treinamentos e apoio na organização das missões empresariais.

Já de Mato Grosso, o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso (Sindipan-MT), Carlos Polaco, falou sobre o fortalecimento da entidade nos últimos dois anos. “Assumimos um sindicato um pouco desestruturado, mas logo nos reorganizamos e começamos a realizar algumas atividades, como a qualificação da mão de obra dos trabalhadores da panificação”.  

Ações estas que repercutiram positivamente tanto na base sindical como em toda a sociedade, segundo Polaco. Uma delas foi a parceria internacional que trouxe para Cuiabá um panificador francês que, durante 15 dias, ministrou curso e workshop para os trabalhadores e empresários da panificação no Estado.

Com participação expressiva dos presidentes de sindicatos de todo o Estado, a mesa-redonda contou também com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias Têxtil de Pernambuco e vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Pernambuco (Fiepe), Oscar Augusto Rache Ferreira. Ele falou sobre a importância dos sindicatos oferecerem serviços aos associados para conseguir manter uma base forte e unida.

“Gostei muito do curso, essa troca de experiência foi de grande valia. Saio daqui com a certeza de que precisamos nos unir, pois só com união teremos um sindicato forte e uma indústria forte. E acredito que essa é a ideia de todos os sindicatos do Estado, tanto que a maioria dos presidentes participou desse evento”, declarou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul), Álvaro Luís Fruet.

A Mesa-Redonda é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e executado pela Fiemt.

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias
Fiemt participa do lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora em Cuiabá
Em evento na Fiemt, ministro Helder Barbalho destaca prioridade em integrar modais logísticos

Comentários