PDA realiza curso "Como evitar problemas trabalhistas?"

Encontro vai chamar a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da Indústria e estimular a ação coletiva

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA/FIERN) vai realizar no dia 18 de outubro, mais uma atividade voltada para presidentes de Sindicatos, empresários do setor industrial, gestores de recursos humanos e outros profissionais de empresas industriais. Será o curso “Como evitar problemas trabalhistas?”, que acontecerá no Espaço Cultural Candinha Bezerra, Casa da Indústria, das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30. 

O curso vai tratar do conjunto de regras que regem a relação empresa industrial - trabalhador, nos momentos de admissão, vigência da relação empregatícia e rescisão do contrato de trabalho, chamando a atenção para o impacto da legislação trabalhista sobre a competitividade da Indústria e estimulando a ação coletiva. 

A metodologia tem abordagem prática, descrevendo situações que o empregador vivencia nas seguintes etapas do contrato de trabalho: admissão do empregado, vigência e rescisão do contrato de trabalho. Utiliza o modelo “Perguntas e Respostas”, onde o consultor antes de apresentar cada tópico do programa, lança perguntas para verificar os conhecimentos e experiências dos participantes. Na sequência, apresenta os procedimentos a serem adotados e os cuidados a serem tomados. Os participantes são incentivados, ao longo do trabalho, a manifestarem sua vivência com o tema. 

No último bloco de conteúdo, o consultor organiza a turma em grupos e solicita que os integrantes de cada grupo compartilhem uns com os outros os temas escolhidos individualmente ao longo do curso. Em conjunto, eles deverão definir qual tema tem mais impacto sobre a competitividade da indústria e elaborar uma proposta para a modernização desse tema. 

Após ouvir os participantes, o consultor conduzirá então uma reflexão sobre a complexidade e a rigidez da legislação trabalhista, e sobre a necessidade de modernizá-la. Como fechamento, apresenta algumas das ações de defesa de interesses promovidas pelo Sistema de Representação da Indústria no campo das relações do trabalho e estimula os participantes a participarem da ação coletiva. 

CONSULTOR - André Luiz Dias de Araújo - Advogado trabalhista e gestor de Recursos Humanos; especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; diretor da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da OAB/SP, Subseção Jabaquara/Saúde; professor de Relações Trabalhistas e Sindicais na Faculdade Morumbi Sul/SP; sócio da Lex Trabalhista, escritório especializado em assessoria jurídica trabalhista. 

Relacionadas

Leia mais

11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
CNI defende que o TST aguarde decisões sobre a nova lei trabalhista antes de revisar súmulas
Como atender fiscalização do trabalho é tema de curso do PDA

Comentários