Líderes sindicais debatem desafios na representação do setor em palestra do PDA

A ideia, explica o consultor da CNI, é estimular o reposicionamento de sindicatos a partir de três eixos de atuação: a promoção da defesa de interesses do setor, a mudança na postura de negociação coletiva e a prestação de serviços

Realinhar a atuação dos Sindicatos empresariais da Indústria passa pela mudança de posturas dos dirigentes, segundo especialistas. Nesse contexto, presidentes dos Sindicatos ligados ao Sistema FIERN participam de palestra ministrada pelo consultor da CNI, Marino Roberto Rodilha, sobre os “Desafios do líder sindical empresarial na representação do setor”. A conferência, realizada no âmbito do projeto Avança Sindicato do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), acontece no Auditório Joaquim Victor de Holanda, Casa da Indústria, na manhã desta sexta-feira, dia 27.

A ideia, explica o consultor da CNI, é estimular o reposicionamento de sindicatos a partir de três eixos de atuação: a promoção da defesa de interesses do setor, a mudança na postura de negociação coletiva e a prestação de serviços. Na avaliação de Marino Rodilha, as entidades ainda estão “presas a um modelo ultrapassado em manter-se apenas reativo”, ou seja, desenvolvendo ações somente quando provocados.

“O Sindicato não é apenas uma estrutura de negociação. É preciso renovar os conceitos, tornar as entidades sindicais proativas e essa recolocação passa pela mudança de postura conceitual dos líderes em entender como ampliar a aglutinação das empresas. Esse líder deve estar atento e preparado para defender os interesses do segmento e desenvolver o associativismo. Esta é uma condição estratégica”, enfatiza Rodilha.

A transformação requer o desenvolvimento de novas competências que precisam ser identificadas, a partir do reconhecimento das necessidades das empresas representadas. “Os líderes e os gestores que tratam da parte operacional precisam pontuar se é necessário investir em mais conhecimento de finanças, marketing, ampliar o envolvimento com o poder público, enfim, quais ferramentas para assegurar essa defesa mais próxima do que busca o segmento”, disse o consultor.

PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial da Indústria, a fim de melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas do setor.

O projeto Avança Sindicato reúne ações para dois diferentes públicos do sindicato: o primeiro formado por seus presidentes e dirigentes, responsáveis pelas decisões e pela atuação em nível estratégico, e o segundo pelos executivos, a quem compete a gestão cotidiana do sindicato e o relacionamento constante com as empresas representadas.

Relacionadas

Leia mais

Sistema Indústria oferece 830 vagas de cursos para sindicatos industriais e empresários
5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Gestores da FIEC participam do Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo

Comentários