FIESC realiza programa de formação de líderes sindicais

Curso tem foco no desenvolvimento de competências de liderança e gestão, com o objetivo principal de auxiliar o dirigente a gerir as entidades

A FIESC promoverá ao longo do ano um programa voltado à capacitação e ao desenvolvimento de líderes sindicais e de secretários executivos dos sindicatos de indústria filiados à entidade.

O curso voltado aos líderes tem foco no desenvolvimento de competências de liderança e gestão, com o objetivo principal de auxiliar o dirigente a gerir os sindicatos. Estão programadas 16 horas de curso divididas em quatro encontros de quatro horas cada.

A capacitação voltada aos secretários executivos tem o objetivo de apresentar conteúdos para um melhor desempenho dos participantes no suporte aos líderes sindicais, com foco no desenvolvimento de competências, na gestão do tempo, transição de mandatos, gestão de organizações sindicais e atuação comercial. O programa tem duração de 16 horas e é dividido em quatro encontros de 4 horas cada.

A iniciativa tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Informações sobre os cursos no site www.fiescnet.com.br/capacitacao ou pelo telefone (48) 3231-4383. Veja abaixo as datas dos cursos e os programas previstos para cada encontro.

Formação para líderes
4/4/2013
Encontro 1: Foco nas competências de um líder voluntário. Utiliza o modelo das 21 leis irrefutáveis da liderança de John Maxwell.

18/4/2013
Encontro 2: Foco nas competências de condução de grupos. Utiliza os princípios de Bion sobre a dinâmica dos grupos e demonstra que tipo de liderança.

9/5/2013
Encontro 3: Foco nas competências do dirigente sindical. Através de um jogo de cartas denominado Líder Associativo, promove conhecimento sobre o movimento sindical e estrutura de poder instituída: Confederação, Federação e Sindicato.

20/6/2013
Encontro 4: Foco nas competências de planejamento. Utilizando os elementos do BSC - Balanced Scorecard, adaptado para organizações sem fins lucrativos.

Formação para secretários executivos
3/4/2013
Encontro 1: Foco nas competências da gestão do tempo. Utiliza o conceito do tempo voluntário, que compara as horas dedicadas pelos executivos as horas dos voluntários.

17/4/2013
Encontro 2: Foco nas competências de um gestor de transição. Baseado no ciclo sucessório, trabalha o papel do executivo na venda, chegada e saída de uma diretoria.

8/5/2012
Encontro 3: Foco nas competências de um executivo. Elaboração de painéis de bordo, criação e acompanhamento de indicadores, organização de pautas para reuniões e condução de reuniões e eventos.

28/5/2013
Encontro 4: Foco nas competências de um comercial. Utilizando a ferramenta SPIN, desenvolvida para vendas complexas, instrumenta o executivo para abordar e fazer boas vendas de soluções do sindicato.

Relacionadas

Leia mais

Em São Bento do Sul, FIESC realiza curso sobre as NRs que mais impactam as Indústrias
Em Criciúma, FIESC debate negociação coletiva com sindicatos
Encontro na FIESC reúne presidentes de sindicatos de 11 Estados

Comentários