Fiemt realiza debate sobre Competitividade Industrial nesta quinta-feira

Evento acontece nesta quinta-feira (28), com apresentação de cases bem-sucedidos, como da Diodoro Alimentos e da Tecfibra, entre outros

"Diálogo sobre a Competitividade: Como construir uma indústria forte”. É com este tema que a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) realiza debate para apresentar as estratégias de como ampliar a competitividade e o fortalecimento das empresas industriais. O evento, que está com inscrições abertas, será realizado nesta quinta-feira (28/11), das 14h às 17h, no auditório da instituição.

Haverá a presença de empresários que estarão compartilhando suas experiências de como conseguiram superar os desafios e tornaram suas empresas mais competitivas. Um deles é o empresário de Pernambuco, Oscar Ferreira, que será o mediador do curso. Ele é graduado em Engenharia Têxtil pela Universidade da Carolina do Norte (EUA), presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral e da Malharia de Pernambuco (Sinditêxtil-PE) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Os cases de sucesso serão apresentados pelo empresário de Mato Grosso, Valter de Oliveira Rodrigues, proprietário da indústria Diodoro Alimentos e pelo empresário do Ceará, José Manuel Marques, proprietário das empresas Joplas, Glastec e Tecfibra.  “Será uma excelente oportunidade para a troca de experiências”, afirma o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan. Segundo o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical da Fiemt, Sérgio Antunes, no curso, serão abordados os problemas enfrentados pelas empresas, apresentação de cases de sucessos, além de debates.

O ‘Diálogo sobre a Competitividade’ integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), principal ação executada pela Fiemt e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para fortalecer a atuação das empresas e sindicatos industriais. Durante este ano, já foram realizados diversos cursos voltados para a capacitação dos empresários mato-grossenses e em todo país.

Para o próximo ano, a Fiemt, por meio do PDA, vai oferecer mais cursos para melhorar a gestão em assuntos como tributos, relações do trabalho e meio ambiente. Os empresários terão acesso a informações práticas que poderão ser aplicadas imediatamente nas suas empresas e também serão sensibilizados a se unir para defender mudanças no ambiente de negócios.

Dois importantes projetos serão desenvolvidos em 2014: o ‘Avança Sindicato’, com foco na modernização da gestão sindical, incluindo desde a sensibilização das lideranças e capacitação dos executivos sindicais, à implantação de ferramentas de planejamento, gestão e comunicação. Outra ação será o ‘Associa Indústria’, destinado à aproximação das empresas e sindicatos. Para participar do curso ‘Diálogo sobre a Competitividade’, é preciso se inscrever pelo site. Mais informações pelo telefone (65) 3611-1676. As vagas são limitadas.

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias

Comentários