FIEAC promove cursos sobre Normas Regulamentadoras

Segundo instrutor, indústrias que não seguem as normas têm maior probabilidade de registrarem acidentes de trabalho e serem acionadas na justiça

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou na última quarta-feira, 4 de maio, o curso "Como lidar com as NRs que impactam a indústria", visando esclarecer itens sobre o cumprimento das Normas Regulamentadoras, referentes à saúde e segurança do trabalhador, e ainda orientar sobre ações coletivas, a partir do fortalecimento da representação empresarial.

Segundo o instrutor, Augusto Dourado, as indústrias que não seguem as normas têm maior probabilidade de registrarem acidente de trabalho e serem acionadas na justiça por reclamações trabalhistas. "O não cumprimento de algum item estabelecido por uma NR pode gerar autuação e, consequentemente, o pagamento de multa por parte do empresário. Logo, é de fundamental importância que o empresário tenha o conhecimento de quais normas podem impactar o seu negócio”, ressaltou.

Para o Técnico em segurança no trabalho, Jackson Kennedy, a capacitação contribui não só para reforçar o conhecimento, mas também para fortalecer a necessidade do agir coletivo. "As normas regulamentadoras fazem parte do dia-a-dia das empresas. Temos que interpretar e aplicar de maneira correta para dar mais segurança para nossos colaboradores. As NRs mudam constantemente e isso exige um cuidado frequente para nos manter bem informados".

Kennedy destacou ainda que a NR está provocando grandes mudanças nas formas de trabalho e o curso abriu a mente sobre a importância dessa e de outras normas que devem ser aplicadas dentro das indústrias. "As vezes, não nos atentamos para os mínimos detalhes, e não buscamos aprofundar as exigências das normas. E é aí que podemos errar em algo", concluiu.

Relacionadas

Leia mais

Contribuição Sindical: FIEAC e SRT alertam para fim do prazo
FIEAC orienta empresas a prevenir problemas ambientais
Indústria brasileira ainda trabalha para aperfeiçoar a NR 12, cinco anos após entrar em vigor

Comentários