SESI-AM abre 250 vagas gratuitas para EJA, “Minha Chance” é destaque na FIEMS e muito mais!

Nesta semana, as federações das indústrias investiram em projetos voltados para educação profissional e inovação. Quer saber o que aconteceu nos estados? Confira o Brasil Indústria!

A semana da indústria foi movimentada com destaques voltados para a educação de jovens e adultos, qualificação profissional, tecnologia, inovação, e muitas oportunidades no setor industrial. O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados! Vem com a gente!

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) lança Prêmio Mulher que Transforma, que visa identificar, reconhecer e incentivar empresas lideradas por mulheres com o objetivo de contribuir e fortalecer a representatividade feminina no segmento industrial. As inscrições vão até amanhã!

Com inscrições abertas até 31 de agosto, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) está com Programa de Estágio voltado para cursos técnicos e universitários. o estágio tem duração de seis meses a dois anos e carga horária de quatro ou seis horas diárias, com benefícios que incluem bolsa-auxílio, vale-refeição, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso.

Confira outros destaques da semana!

SESI e SENAI estão na Caravana para Elas do Sebrae com inúmeras ações para as mulheres no Maranhão

O projeto tem o objetivo de promover ações diversas voltadas para o empreendedorismo direcionadas ao público feminino vulnerável

Embarcados na Caravana para Elas, organizado pelo SEBRAE, O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Maranhão estarão no Centro de Convenções e no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), neste sábado, 6, com uma série de ações gratuitas voltadas para mulheres que queiram empreender no setor industrial.

São serviços que contemplam desde oficinas e palestras nas áreas de construção civil, vestuário e alimentos até a oferta de atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos para as visitantes da inciativa, a partir das 8h.

Clique aqui para mais informações.

Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria tem 10 projetos aprovados

O segundo ciclo do Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria teve dez ideias que viraram projetos e serão desenvolvidas em até 15 meses. O edital tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e tem objetivo é fomentar a cultura da inovação e aumentar a competitividade da indústria gaúcha.

O terceiro ciclo está com inscrições abertas. Podem participar indústrias – grandes, médias, pequenas, micros ou startup – contribuintes de Sesi e Senai, com CNPJ registrado no Rio Grande do Sul

O edital disponibiliza recursos entre R$ 200 mil e R$ 600 mil por projeto, nas linhas de Agritech, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Design para Produto, Economia Circular, Edutech, Energias Renováveis, Indústria 4.0, Materiais Avançados, Nanotecnologia, Sistemas de Energia, Tecnologias Aplicadas a Saúde Hospitalar e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (Sesi).

O terceiro ciclo está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto. Para mais informações, acesse aqui!

Equipe de robótica do SESI-AM representa o estado em competição nacional

A equipe Team ProdiXy, da Escola SESI Emina Barbosa, do SESI-AM, será a única representante do Amazonas a participar da etapa nacional do Torneio de Robótica, na categoria First Robotics Competition (FRC), nos dias 5 a 7 de agosto no Pier Mauá – Rio de Janeiro.

Composta por 13 adolescentes, dos 15 aos 17 anos, equipe tem se dedicado quase integralmente ao projeto que vai receber 28 equipes de todo o território nacional

A competição desafia alunos do ensino médio a construírem e programarem um robô de até 54 quilos e 1,5 metro de altura para competir em um jogo de arena, assim como, incentiva a desenvolverem uma marca, levantarem fundos e realizarem ações com a comunidade local.

De acordo com o técnico do time, Glauco Soprano, a equipe, composta por 13 adolescentes, dos 15 aos 17 anos, tem se dedicado quase integralmente ao projeto que vai receber 28 equipes de todo o território nacional. Os alunos cumpriram o desafio de desenvolver o robô, graças ao apoio da Escola Senai Waldemiro Lustoza, que disponibilizou o espaço, equipamentos e orientações técnicas. 


“Percebemos que a ajuda do SENAI tem sido imprescindível, visto a expertise que os professores têm, além dos equipamentos. Precisávamos planejar as peças e usinar, isso não seria possível sem eles”, afirmou o técnico.



Saiba tudo sobre o Open de robótica aqui! Para acompanhar ao vivo, basta acessar o instagram oficial do festival


FIEMS realiza terceira edição do “Minha Chance” em 06 de agosto

Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS), realiza este sábado (06/08) a terceira edição do pelo “Minha Chance”, maior programa de qualificação profissional, emprego e empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, a partir das 8h, no Jardim Noroeste, em Campo Grande (MS).

O programa leva à população inscrições para cursos de qualificação profissional do Senai gratuitos, vagas de emprego, atendimento e orientações aos empreendedores do bairro, além de oficinas e palestras.

De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, há no Estado mais de 20 mil vagas de emprego abertas e o principal objetivo do programa é levar chance de trabalho e formação à porta da população

Em menos de um mês o programa já passou pelo bairro Aero Rancho e pelas Moreninhas, na Capital. Quase 3,5 mil pessoas passaram pelos eventos e mais de 1,3 mil atendimentos foram realizados.

FIERO comemora decreto do IPI. Resultado é segurança jurídica para o setor

A edição do Decreto nº 11.158, em vigor desde sexta-feira, 29, que viabiliza a redução de 35% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da maioria dos produtos fabricados no Brasil, foi recebida com otimismo pela indústria e todo o setor produtivo rondoniense.

 No ponto de vista da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o governo federal adotou uma estratégia inteligente, porque ao mesmo tempo em que beneficiou a indústria brasileira reduzindo esta carga tributária pesada e tão combatida por destruir a competitividade dos produtos nacionais, conseguiu preservar o polo industrial de Manaus.

A redução é o início de um processo gradual de diminuição do tributo e será feito com responsabilidade para não prejudicar a Zona Franca de Manaus, que hoje se beneficia pela isenção do imposto

O corte de impostos deve ter efeito sobre 4 mil produtos não fabricados na Zona Franca de Manaus. Na região são produzidos eletrodomésticos, veículos, motocicletas, bicicletas, TVs, celulares, aparelhos de ar-condicionado e computadores, entre outros itens. Confira o decreto aqui.

SESI-AM abre 250 vagas gratuitas para Nova EJA - EAD

Os interessados não pagam pelo curso e podem se inscrever até o dia 25 de agosto na Escola SESI Emina Barbosa Mustafa, em Manaus.

O Serviço Social da Industria (SESI-AM) está com inscrições abertas para quem quer fazer o ensino fundamental ou médio no modelo de ensino a distância.

Para participar é necessário ter idade mínima de 15 anos para cursar o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. O curso é totalmente gratuito, com 80% das aulas online e 20% com encontros presenciais.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (92) 3182-9925, (92) 98404-3683 ou (92) 98426-4985 ou clique aqui.

FIETO lança Prêmio Mulher que Transforma. Inscrições encerram hoje

O Prêmio visa identificar, reconhecer e incentivar empresas lideradas por mulheres com o objetivo de contribuir e fortalecer a representatividade feminina no segmento industrial

A Federação das Indústrias do Estado de Tocantins (FIETO), lança o Prêmio Mulher que Transforma, que abrange os 139 municípios tocantinenses, divididos em 12 regiões. As inscrições encerram nesta sexta-feira, 05/08. A cerimônia de revelação das vencedoras acontece no dia 18 de agosto em Palmas. Todas as informações necessárias, bem como a ficha de inscrição, podem ser conferidas aqui.

Programa de estágio da FIRJAN está com inscrições abertas para cursos técnicos e universitários

Programa de Estágio da Firjan é voltado para alunos da área técnica e do ensino universitário

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), está com inscrições abertas até 31/08 para programa de estágio. O programa tem duração de seis meses a dois anos e carga horária de quatro ou seis horas diárias, com benefícios que incluem bolsa-auxílio, vale-refeição, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso.

O processo de seleção do programa começa com a inscrição on-line no site da Firjan, seguida de entrevistas individuais, resolução de cases, conversa de alinhamento e painel final.

Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo e se inscrever no Programa de Estágio.

 

Cônsul-geral da Holanda conhece o Mais RN e elogia protagonismo da FIERN

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu nesta semana o cônsul-geral da Holanda no Brasil, Niels Veenis.

O cônsul respondeu a perguntas sobre as impressões quanto ao Rio Grande do Norte e sobre possibilidades de cooperação entre o estado e a Holanda

Um dos destaques debatidos durante o encontro foi sobre o potencial do Rio Grande do Norte para geração de energia renovável offshore e possibilidades de cooperação entre o estado e a Holanda. Confira a matéria na integra!

O Brasil Indústria vai ficando por aqui...

A capacitação de trabalhadores, a educação dos jovens e o desenvolvimento profissional foram outros destaques da semana. Para saber mais sobre novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais, é so acessar o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho.

Tem matérias legais da Indústria? Mande para nosso e-mail [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Inclusão digital de catadores na Paraíba e qualificação móvel no Acre são destaques dessa semana
#14 - Por que o frete marítimo aumentou?

Comentários