Premiação por alfabetização, inscrições em cursos e ações sociais para a população

Confira as ações das federações das indústrias. Entre os destaques, você encontra ações sociais, aberturas de vagas para cursos profissionalizantes e investimento em ciência

A semana da indústria foi repleta de novidades. Os alunos da rede SESI, SENAI e IEL, provaram que a qualidade do ensino que recebem é de excelência. Foram concedidas muitas premiações e reconhecimento pelo empenho e esforço.

Alunos do SENAI Imperatriz conquistam primeiro lugar em competição da Mitsubishi em SP

Em uma emocionante disputa na MECA Brasil, competição educacional promovida mundialmente pela Mitsubishi Electric, em São Paulo, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) garantiram a vitória na categoria ensino técnico.

A competição reuniu instituições de ensino superior e técnico das áreas de engenharia e automação industrial, destacando-se pela criatividade e inovação dos projetos que aplicam os produtos da empresa em soluções práticas.

Dentre os 150 projetos apresentados, a equipe composta por Alan Rodrigues, João Vitor Moreira da Silva e Luiz Gustavo Pereira Barros, orientados pelo instrutor do SENAI, Oberdan Costa, conquistou o primeiro lugar na categoria ensino técnico com a proposta "Aplicação de IoT em um sistema de manufatura automatizado para indústria 4.0".

O projeto consiste em uma esteira que faz a seleção de materiais de natureza diversa via sensores. O diferencial é a utilização da IoT (Internet das Coisas) nesse processo, que monitora a planta industrial da Mitsubishi e faz a separação dos insumos, possibilitando a geração de relatórios instantâneos, que podem ser enviados via aplicativos, viabilizando o acesso aos resultados pelo celular. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site do FIEMA.

rapazes de verde, em pé, posam para foto ao lado do professor

SESI-ES e SENAI-ES abrem inscrições para cursos gratuitos à distância 

O SESI-ES e o SENAI-ES estão com vagas abertas para cursos gratuitos e à distância. Com carga horária entre 8h e 40h, os cursos são ideais para quem quer aprimorar seus conhecimentos e se preparar para entrar no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eadsenaies.com.br. Destaque para três cursos novos: Organização, Qualidade e Segurança em Ambientes de Trabalho, Alimentos Funcionais e Noções de Informática Básica. 

Os cursos do SENAI possuem carga horária entre 8h e 20h e abrangem as áreas de Automotiva, Construção Civil, Energia, Gestão, Informática, Logística, Meio Ambiente, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Já os cursos do Sesi são focados no desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho. Variando de 10h a 40h, há vagas para os cursos: Administrando o Seu Dinheiro, Comunicação Efetiva, Comunicação no Foco Organizacional, Qualidade no Atendimento e Postura Profissional, Comunicação e Escrita Empresarial e Satisfação do Cliente.

Para se inscrever, acesse o site da FINDES.

criança sentada assiste aula em computador
Foto: Gilberto Sousa/CNI

FIERO abre processo de doação de bens

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI-DR/RO) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DR/RO), abre chamamento para recebimento de pedidos de doação de bens. O ato tem por objetivo atender o interesse público e contemplar entidades assistenciais e de educação sem fins lucrativos.

Ao todo são 65 itens divididos entre três lotes contemplando máquinas e equipamentos de informática. Os interessados podem fazer a solicitação formal de intenção de recebimento/doação de bens pelo e-mail: patrimô[email protected] no período de 21 a 24 de novembro, anexando os seguintes documentos:

  • cópia do cartão de CNPJ ativo;
  • estatuto de constituição,
  • ata de posse e/ou documento equivalente;
  • cópia RG e CPF do representante legal da entidade assistencial;
  • declaração de inexistência de parentesco (constante no anexo III do documento)

O critério de classificação será ordem cronológica de entrega da documentação exigida. As instituições, entidades, ou órgãos contemplados, só poderão receber um lote de bens/materiais de sua escolha.

A Federação informa que cabe aos beneficiados a retirada dos bens, sendo entregues no estado de conservação que se encontram, no prazo máximo de cinco dias úteis a contar da publicação do resultado e divulgado pelo SESI e SENAI por meio da página de licitações das entidades. Para acompanhar as etapas do processo, clique na aba: RLC Doação de Bens pelo link  licitações do Portal da FIERO.

SESI-SP e FIESP premiam municípios que se destacaram na alfabetização na idade certa

O SESI-SP, juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), premiaram oito cidades paulistas que mais se destacaram, em 2022, na alfabetização de crianças na idade certa, ou seja, até o segundo ano do Ensino Fundamental. Entre os 645 municípios paulistas avaliados, os vencedores foram Brejo Alegre, Braúna, Meridiano, Mirante do Paranapanema, Pinhalzinho, Guariba, Fernandópolis e Franca.

Em sua primeira edição, o Prêmio PAR teve os critérios técnicos para definir os vencedores elaborados pelo Sesi-SP em conjunto com entidades como Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Bem Comum e Canal Futura. O objetivo do prêmio é dar visibilidade a esta etapa crucial da educação. 

Saiba mais no site da FIESP.

Foto: Karim Kahn/FIESP

Ação Cidadania deve atrair 1,5 mil pessoas e realizar 3,5 mil atendimentos em Campo Grande

A terceira edição do Ação Cidadania 2023 espera atrair 1,5 mil pessoas e realizar 3,5 mil atendimentos Parque Jacques da Luz, na região das Moreninhas, em Campo Grande, neste sábado (18/11). O evento, realizado pelo Sistema FIEMS, em parceria com a TV Morena, vai oferecer à população atendimentos gratuitos em saúde, educação, lazer, cultura e cidadania.

Até o momento, 19 parceiros do poder público e da iniciativa privada confirmaram presença e vão disponibilizar serviços de graça durante todo o evento, a partir das 8 horas até as 15 horas.

Entre os serviços confirmados, estão: emissão de RG (1ª e 2ª vias), orientação profissional, massagem, unidade móvel odonto e oftalmológica, aula de yoga, atendimento na área de direito de família (pensão, divórcio, união estável), negociação de débitos, entre outros. Neste ano, o Ação Cidadania já passou por Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo. Em 2022, foram realizadas cinco edições na capital e no interior do Estado, com milhares de atendimentos efetuados e dezenas de parceiros reunidos.

Para saber mais, acesse o site da FIEMS.

Foto: FIEMS

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela agência de notícias da indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Mais de 3,5 mil vagas abertas e descontos de até 80% em cursos do SENAI
Abertura de novos cursos de EJA e estudo sobre potencial da bioeconomia
SESI-AM está com 3,3 mil vagas para a EJA e FIERN foca em ações pré-ENEM

Comentários